Coletivo de Mulheres da CNTE realiza a primeira reunião da nova gestão

2022 03 31 coletivo mulheres cnte v3

Ocorreu na tarde desta quinta-feira (31) a primeira reunião do Coletivo de Mulheres da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) da atual gestão (2022-2026). A atividade faz parte do calendário da entidade e cumpre a deliberação de fortalecer a resistência e luta em defesa da igualdade de gênero e da democracia, especialmente neste ano eleitoral.

Para além do planejamento do Coletivo, um aspecto forte do encontro foi a análise da conjuntura política que o país vive. Segundo a secretária geral da CNTE, Fátima Silva, “2022 é o ano de devolver o Brasil aos brasileiros.”

Também foi tema do encontro a agenda de 2022. Um dos destaques foi a segunda edição da Conferência Nacional Popular de Educação (Conape), que ocorrerá em Natal (RN), em julho. Além de sua importância em reafirmar a defesa da democracia, da Constituição de 1988 e do Plano Nacional de Educação (PNE), a II Conape também será estratégica por reunir dezenas de atores e movimentos sociais da Educação às vésperas das eleições presidenciais. Não à toa, o tema da segunda edição desta Conferência é “Reconstruir o País: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as/es”.

A secretária de relações de gênero da CNTE, Berenice D’Arc Jacinto, reiterou a importância de as mulheres se manterem firmes na luta e na participação política, principalmente em seus estados e municípios, e destacou a importância de reuniões como a que ocorreu nesta quinta-feira. “Encontros de mulheres são fortalecedores, especialmente este, com a participação de vários sindicatos com pessoas novas”, concluiu.

Fonte: CNTE