CNTE promove seminário com sindicatos para debater a elaboração dos planos de educação locais


A CNTE promove seminário que reuniu, na manhã desta segunda-feira (23), representantes dos sindicatos municipais de educação, e que visa dar subsídios para a elaboração dos Planos Municipais de Educação. O evento acontece hoje (23) e amanhã no Hotel Nacional, em Brasília (DF).
Pela manhã, o professor aposentado da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) João Monlevade apresentou a palestra “Planos Municipais de Educação: o que é e como fazer”. Segundo o professor, “Quem não faz plano é planejado pelo outro”.
João Monlevade destacou que é preciso elaborar o plano coletivamente, por meio de um fórum que possa envolver diversos setores da sociedade, incluindo a secretaria de finanças da prefeitura. Também abordou a necessidade de se estabelecer um diagnóstico minucioso da oferta e da demanda real de educação e detalhar quais são as ações necessárias para se realizar o plano.
Para a Secretária de Assuntos Municipais da CNTE, Selene Michelin Rodrigues, a expectativa é preparar as lideranças para que elas possam sair do seminário com conteúdo e metodologia para elaborar um plano de educação democrático: “Esperamos que os planos também levem em consideração a universalização da educação pública e a valorização profissional”, acrescenta.
Estados e municípios têm até julho de 2015 para elaborar as diretrizes de seus planos de educação. Segundo o Ministério da Educação, apenas 37 municípios de um total de 5.570 já sancionaram leis para elaborar metas a serem cumpridas no Plano Nacional de Educação.