CNTE participa do Encontro Nacional de Juventude e Formação da CUT

2022 03 25 heleno araujo encontro juventude

Foto: Divulgação/CNTE

O Encontro Nacional de Juventude e Formação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) é a primeira atividade formativa presencial, organizada pela Rede Nacional de Formação, em conjunto com o Coletivo Nacional de Juventude. Realizado nesta quinta-feira (24), na Praia Grande (SP), o evento teve a participação do presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Araújo.

O encontro de formação acontecerá de 24 a 27 de março de 2022 e faz parte do projeto “Juventude CUT-DGB”, que tem o apoio da DGB Bildungswerk, instituto de formação e cooperação internacional da DGB. A secretária Nacional de Juventude da CUT, Cristiana Paiva, disse que é importante que a juventude esteja nos debates do movimento sindical, não só nas ruas. Segundo ela, a juventude trabalhadora também quer discutir política e uma reestruturação do sindicalismo para ampliar a participação dos jovens na luta por um mundo melhor e mais justo.

Heleno Araújo trabalhou reflexões sobre a educação profissional integral no âmbito do plano nacional de educação e debateu as propostas da CUT para a educação profissional integral, com a perspectiva de incluir na plataforma da classe trabalhadora nas eleições 2022. “O debate foi muito bom e contribuiu com aprofundamento sobre as propostas apresentadas”, assegurou.

 

Saiba mais

Neste primeiro dia do Encontro também foi discutida a estratégia de formação e comunicação. Além de contar a história das Brigadas Digitais da CUT e seu funcionamento, o secretário de Comunicação da CUT, Roni Barbosa apresentou o novo site da Formação, uma página da secretaria dentro do Portal CUT.

“O Portal CUT tem quase um milhão de acesso por mês e uma média de 20 mil acessos diários e é um espaço feito pela classe trabalhadora para a classe trabalhadora. Quando estávamos construindo nossa plataforma a ideia já nasceu para ter todas as estaduais, ramos e secretarias da CUT porque entendemos que juntos somos muito mais fortes”, destaca.
Para a secretária de Formação da CUT, Rosane Betotti, a página é um presente, não só para a pasta em si, mas para toda a rede Nacional de Formação.

“Já faz um bom tempo que a gente vem construindo um espaço e página da secretaria nacional de Formação dentro do Portal CUT para colocar os conteúdos formativos e hoje a gente pode dizer que temos uma página nossa. A rede nacional de Formação CUTista poderá usar este espaço para mostrar suas ações em todo país”, disse Rosane.

 

* Com informações da CUT/Brasil

Fonte: CNTE