CNTE participa das comemorações dos Dia do Professor Cabo-Verdiano

Os professores Cabo-Verdianos comemoram seu dia na data de 23 de abril. A FECAP – Federação Cabo-Verdiana de professores e o Siprofis – Sindicato dos Professores da Ilha de Santigo, onde fica sediada a capital de Cabo Verde, a Cidade de Praia, vem ao longo dos anos realizando diversas atividades na semana em que se comemora o dia do professor, como forma de chamar a atenção para a necessidade de valorização destes profissionais da educação.
Este ano, as comemorações aconteceram de forma diferente. Vários momentos de Formação foram programadas nas regiões e os recursos que eram investidos na realização de eventos de festas, foram reunidos para oferecer ajuda à população de uma das ilhas do Cabo Verde, a Ilha do Fogo, onde a erupção de um vulcão destruiu escolas e dificultou a vida de muitos estudantes e profissionais da educação.
Para o Presidente do Siprofis, Abrão Borges do Nascimento e o presidente da FECAP João Pedro Cardoso, o recurso oferecido é uma pequena ajuda ao povo da Ilha do Fogo, para ser aplicado nas atividades que envolvem a ajuda às famílias das crianças atingidas ou até mesmo na reconstrução da escola e aquisição de materiais escolares.
A CNTE – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação juntamente com outras entidades sindicais filiadas à Internacional da Educação, dos países de língua portuguesa, se fizeram presentes nas comemorações do dia do Professor Cabo-Verdiano. Dentre os países presentes estão: Brasil, São Tomé e Príncipe, Angola e Portugal.
Também se fizeram presentes na delegação, membros do Sindicato dos Enfermeiros de Benguela que fica em angola, na busca por estabelecer parcerias de atuação com os sindicatos da educação.
PASSEATA E AUDIÊNCIA COM A MINISTRA DA EDUCAÇÃO
Depois das atividades de formação nos dias que antecederam ao dia dos professores, neste dia 23 aconteceu uma passeata pelas ruas centrais de Praia, capital do Cabo Verde. À tarde, por volta das 15:00 hs a delegação internacional juntamente com a direção do Siprofis e da FECAP foram recebidas pela Ministra da Educação do Cabo Verde.
Na audiência, foi entregue o recurso arrecadado junto às entidades parceiras e entregue em forma de cheque à Ministra da Educação, que se sentiu muito feliz e agradecida pela iniciativa do Sindicato de Professores da Ilha de Santiago em Cabo Verde.
O Secretário de Formação Sindical de CNTE, Gilmar Soares Ferreira, representa a CNTE nas comemorações do Dia do Professor Cabo-Verdiano.