CNTE no lançamento da CONAE 2018

Nesta segunda-feira (19), a CNTE participou da solenidade de lançamento da Conferência Nacional de Educação (Conae) 2018, no auditório do edifício sede do Ministério da Educação (MEC).
Com o objetivo geral de monitorar o cumprimento do Plano Nacional de Educação (PNE), a Conae 2018 também contribuirá com sugestões de metas e estratégias e propor políticas e ações educacionais.
“A Conae 2018 foi lançada publicamente, agora os trabalhos internos desenvolvidos pelo FNE ganham as ruas e praças dos municípios brasileiros em cada estado, para organizar e executar as etapas municipais, estaduais e distrital em 2017 e a etapa nacional em 2018”, disse o Secretário de Assuntos Educacionais da CNTE e Coordenador do Fórum Nacional de Educação (FNE), Heleno Araújo.
De acordo com o secretário, organizar, mobilizar e promover a Conferência é uma tarefa coletiva. “Sendo assim, vamos precisar de todas e todos nesta tarefa”, avaliou Heleno.
Para a Secretária Geral da CNTE, Marta Vanelli, que também esteve no evento, “a Conae 2018 é muito importante porque vai avaliar o cumprimento das metas do PNE e redefinir estratégias, visando a melhoria da qualidade da educação”.
Participaram ainda do lançamento secretários do MEC e representantes de mais de 50 entidades que compõem o Fórum Nacional de Educação (FNE).
Conae
O Fórum Nacional de Educação é o organizador da Conferência Nacional de Educação da Conferência Nacional de Educação, que é realizada de 4 em 4 anos. Em 2018, o tema será “A Consolidação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e o Plano Nacional de Educação (PNE): monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito a educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”.
A terceira edição da Conae acontecerá em abril, do ano que vem, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF).