CNTE lança 20ª edição da Revista Mátria e presta homenagem à cantora Elza Soares

2022 03 02 revista matria

 

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) lança, neste mês de março, a 20ª edição da Revista Mátria, publicação anual do periódico que celebra o Dia Internacional da Mulher – 8 de março. A publicação homenageia a cantora Elza Soares, artista incansável na luta contra o racismo e a discriminação contra as mulheres, que morreu cumprindo a promessa de cantar até o fim.

 

Além da homenagem, a revista traz ainda entrevista exclusiva com a cientista Lorena Barberia, professora do Departamento de Ciência Política da Universidades de São Paulo (USP) e membro do Observatório Covid-19 BR, que fala sobre a movimentação feminina na ciência e seu grande destaque no combate à pandemia. O encarte teórico desta edição – “Não é uma crise, é um projeto: os efeitos das reformas do estado entre 2016 e 2021 na educação” – apresenta dados analíticos a partir dos marcadores de gênero e raça, buscando compreender como essas categorias estão presentes nas desigualdades educacionais.

 

Mátria será distribuída, gratuitamente, em sindicatos, escolas públicas e bibliotecas, estimulando o debate sobre temas importantes para as lutas das mulheres por mais segurança, equidade e direitos.

 

>> ACESSE A VERSÃO DIGITAL DA REVISTA MÁTRIA (EM PDF)

 

Saiba mais sobre a Mátria

 

A Revista Mátria é produzida anualmente pela CNTE desde 2003, com a proposta de debater a luta da mulher pela igualdade de direitos, de maneira informativa e educativa. O intuito é contribuir para que o mundo seja um lugar onde todos tenham espaço, vez, voz e sejam tratados com justiça e igualdade de oportunidades. Acesse a versão digital (em PDF) e leia também as edições anteriores da revista.