CNTE elege coordenador do Departamento da Juventude

O professor Valdeir Pereira, do Sintep/MT, foi eleito coordenador do Departamento da Juventude da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação/CNTE. A escolha se deu durante a reunião do Coletivo da Juventude da instituição, realizada em Brasília (DF), nesta segunda-feira (23).
Professor da rede municipal, em Sinop (MT), desde 2008, o novo coordenador é formado em Letras. Sobre a expectativa em relação ao cargo, Pereira destaca o aspecto desafiador. “Partiremos de uma construção que já vem sendo feita. O desafio maior é criar o coletivo de juventude em todos os estados, nos sindicatos que compõem a CNTE e, para além disso, fomentar a participação do jovem no seu local de trabalho e nos sindicatos de base”, explica.
Na visão do coordenador, é fundamental a identidade e a participação dos educadores, que têm papel primordial diante dos alunos. Além do papel de articulação com os movimentos de juventude já existentes, dentre eles os grêmios.
Valdeir Pereira substitui Carlos Guimarães, que esteve à frente da área de juventude da CNTE nos últimos três anos. A primeira atividade do novo coordenador será a participação na próxima reunião de diretoria da CNTE, em novembro, para o planejamento das ações do departamento, a partir das propostas que vieram do II Encontro Nacional da Juventude e do 33º Congresso da CNTE. Dentre elas, estão a proposta de mandato de dois anos para o coordenador, programa de formação e mobilizações nos estados e municípios.