CNTE e CONTEE realizam Encontro de Mulheres

Nos dia 5 e 6 de maio, acontece em São Paulo/SP, o Encontro “Mulheres Educadoras em Defesa da Democracia – Para que não se esqueça. Para que nunca mais aconteça.”, que é realizado através de uma parceria entre a CNTE – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação e a CONTEE – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino, entidades filiadas à IEAL – Internacional da Educação para América Latina. O evento abordará aspectos da luta em defesa da democracia sob o viés da efetiva participação das mulheres na política.
Pela CNTE, compuseram a mesa de abertura Ísis Tavares Neves, Secretária de Relações de Gênero e Selene Michielin Rodrigues, Secretária de Assuntos Municipais e representando a CONTEE, Rita Fraga, Coordenadora da Secretaria de Gênero e Etnia da entidade. As centrais sindicais foram representadas por Odeni de Jesus Silva (CUT – Central Única dos Trabalhadores) e Celina Areas (CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil). As doutoras em Educação e palestrantes do evento Juçara Maria Dutra Vieira e Lucia Rincón e a convidada Renata Mielli, coordenadora geral do FNDC – Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, também compuseram a mesa.
Em sua saudação, Selene Michielin Rodrigues motivou as participantes a se manterem firmes nos ideais de luta pela democracia no Brasil e lembrou o apoio do ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 1980, Adolfo Pérez Esquivel, contra o golpe político no Brasil citando suas palavras de esperança: “Se estão amargurados e angustiados, não são militantes, são amargurados. Temos que continuar a luta”.
“Nosso encontro pretende evidenciar e refletir o que está realmente em jogo no nosso país, a partir da perspectiva da luta das mulheres, que teve sua primeira mandatária, a primeira mulher presidente da República, atacada da forma mais torpe desde a campanha do seu primeiro mandato e que atingiu o ápice da violência e misoginia, na declaração fascista e criminosa do deputado Jair Bolsonaro, que dedicou seu voto pelo impeachment ao torturador Brilhante Ustra, que disse em alto e bom som ser “o terror de Dilma Rousseff”. Por isso o painel que ilustra nosso evento: Para que não se esqueça. Para que nunca mais aconteça.”, com essas palavras, Ísis Tavares Neves concluiu sua saudação às presentes.
A historiadora e doutora em educação, Lucia Rincón, trouxe a palestra “A importância da democracia para as conquistas das mulheres e seus impactos sociais e políticos na sociedade”. Através de um resgate histórico, Lucia, conduziu as participantes a uma reflexão sobre como as mulheres fizeram a diferença em momentos-chave para a sociedade, e pontuou como as brasileiras têm protagonizado lutas por igualdade de gêneros, justiça social e avanço dos direitos civis. “Avançamos muito e temos que reconhecer, mas queremos ir além e a desconstrução de um modelo de sociedade desigual vai além de apresentarmos denúncias, exige de nós a construção de um novo referencial simbólico e isso acontece no cotidiano, nos nossos espaços de convivência e no pátio das escolas”, disse.
O primeiro dia proporcionou uma participação muito ativa nos debates, em cada fala houve o reconhecimento dos importantes avanços que a luta das mulheres tem obtido através do protagonismo das educadoras nos movimentos sociais. Outro aspecto relevante durante os debates foi a reafirmação do compromisso da categoria com a luta pela democracia e pela defesa do estado de direito no país.
A professora Fátima Silva, secretária de Relações Internacionais da CNTE e vice-presidenta da IEAL, comentou a importância desse espaço “Através da Rede de Mulheres Trabalhadoras em Educação a IEAL busca facilitar a formulação e implementação de políticas públicas, com perspectiva de gênero, em todo o continente. Esse trabalho subsidia as organizações sindicais filiadas que se aprofundarão nessa temática. Para que esse trabalho seja efetivo as ações precisam acontecer inicialmente em cada país, no sentido de fortalecer a organização e a mobilização das mulheres para avançar em direitos e ampliar a luta feminista em toda a região, e o Brasil está cumprindo esse papel”, finalizou.
O evento, que acontece no Hotel Excelsior e termina na sexta-feira (6), tem a seguinte programação:
PROGRAMAÇÃO
05 de maio de 2016
09h: Mesa de Abertura
09h30: A importância da democracia para as conquistas das mulheres e seus impactos sociais e políticos na sociedade – Lúcia Rincón: Graduada em História e doutora em Educação.
13h: Almoço
14h30: A participação das mulheres na política e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária – Juçara Dutra: Graduada em Letras e doutora em Educação
06 de maio de 2016
09h: Os desafios das Centrais e entidades de trabalhadores/as em educação na luta mulheres. (Ivânia Pereira: Secretária da Mulher Trabalhadora da CTB; Junéia Batista: Secretária da Mulher Trabalhadora da CUT; Isis Tavares: Secretária de Relações de Gênero da CNTE; Rita de Cássia de Almeida: Coordenadora da Secretaria de Gênero e Etnia da Contee).
12h30: Almoço
14h: Educação – Novo PNE – Gênero e igualdade de gênero na sala de aula Madalena Guasco Peixoto: Doutora em Educação, Professora titular do Departamento de Fundamentos da Educação da Faculdade de Educação da PUC/SP; Coordenadora Geral da Contee.
17h: Encaminhamentos
18h: Encerramento
Confira as fotos do encontro na página da CNTE no Facebook.