Clube do Livro para aposentados debate clássicos

Clube do Livro Dandara dos Palmares, formado por professoras aposentadas da rede pública de ensino do DF, fechou o cronograma de 2025 com clássicos brasileiros. A primeira obra a ser debatida, em 6 de fevereiro, é “O Cortiço”, de Aluízio de Azevedo.

O objetivo do grupo criado em 2024 é mitigar o número de doenças mentais que acometem pessoas idosas, a partir do exercício do cérebro através da leitura. Paralelamente, a atividade permite a convivência em grupo, que também é essencial para ter qualidade de vida.

O Clube do Livro Dandara dos Palmares se reúne na Biblioteca Nacional de Brasília, toda primeira quinta-feira do mês, das 15h às 18h. Interessados(as) podem entrar em contato com a professora Ana Maria dos Reis, pelo telefone (61) 9.9901-5970.

 

Programação 2025

6 de fevereiro: “O Cortiço”, de Aluízio de Azevedo

6 de março: “Aquilo que Ninguém Vê”, de Andrea Viviana e Anna Cláudia

3 de abril: “Cem Anos de Solidão”, de Gabriel Garcia Marquez

8 de maio: “Cem Anos de Solidão”, de Gabriel Garcia Marquez

8 de junho: “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis

“O Cortiço”

O Cortiço é um romance do escritor brasileiro Aluísio Azevedo, publicado em 1890. A obra retrata a vida das pessoas simples em um cortiço (habitação coletiva) do Rio de Janeiro do século XIX. A obra faz uma dura crítica social, denuncia preconceitos raciais e a exploração do homem pelo homem.