Conferência Livre de Educação para avaliar o PDE será realizada dia 9 de outubro

A Conferência Livre de Educação fará um balanço dos 9 anos do Plano Distrital de Educação (PDE) na capital do País. O evento será realizado, hoje, dia 9 de outubro (segunda-feira), a partir das 13h30, no auditório da EAPE, 907 Sul, e faz parte do processo da Conferência Nacional de Educação 2024 (Conae 2024).

A Conferência Livre de Educação é organizada pelo Fórum Distrital de Educação (FDE) em parceria com a Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC) da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), por intermédio do gabinete do deputado distrital Gabriel Magno (PT), e pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEE-DF). Haverá AFAST para quem está na coordenação pedagógica e participar do evento.

A ideia é que a responsável pela equipe técnica do PDE apresente o Relatório 2022 e, depois, serão convidadas várias pessoas especializadas em Educação para comentar as 21 Metas. “Por exemplo, vamos chamar uma professora da direção da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, a CNTE, para comentar a Meta 17, que fala da valorização dos profissionais da educação, e da Meta 20, que fala do financiamento de educação, e assim por diante”, informa Júlio Barros, representante do Sinpro-DF e coordenador do Fórum Distrital de Educação (FDE).

Ele informa que a metodologia da conferência será assim: especialistas em educação convidados(as) irão fazer análises técnica e política a respeito do cumprimento ou não das 21 Metas e das 411 Estratégias do PDE. A Mesa de Abertura vai contar com a participação do Fórum Nacional de Educação (FNE), FDE e as mais de 20 entidades que compõem os dois fóruns, bem como a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), a Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal (SEE-DF).

“Todo o processo da Conae é uma parceria entre a sociedade civil, por meio dos Fóruns de Educação, e o Estado, por meio das Secretarias de Educação. Vamos garantir AFAST para as pessoas que estão em coordenação pedagógica. Assim, todo mundo que estiver em coordenação pedagógica estará liberado para participar da Conferência Livre de Educação”, afirma o diretor do Sinpro.

Ele informa também que os(as) participantes irão receber uma Declaração de Participação na conferência para quem precisar de apresentar uma justificativa no local de trabalho. Barros reforça a importância da presença da categoria na conferência. “O Sinpro faz parceria com o FDE na organização e execução de todo o processo da Conae 2024 e chama a atenção para a importância estratégica da participação da categoria em todas as etapas das conferências da Conae, que têm como um dos objetivos dar subsídios para a construção do novo Plano Nacional de Educação e, por consequência, o novo PDE 2024-2034”.

Júlio observa que a participação da categoria é imprescindível e que, “historicamente, o Sinpro-DF tem tido papel de destaque, desde 2010, na construção dessas conferências. Foi assim nas Conaes e nas Conferência Nacional Popular de Educação, Conapes”, finaliza.

 

Publicada originalmente em 26 de setembro de 2023.