CLDF realiza audiência pública de lançamento do ano do centenário de Paulo Freire, nesta segunda (28)

Nesta segunda-feira (28), a partir das 19h, será realizada audiência pública remota da Câmara Legislativa do DF, como parte do lançamento do ano do centenário de Paulo Freire. O evento, de iniciativa da deputada distrital Arlete Sampaio (PT), contará com a presença de Nita Freire, professora da PUC-SP e viúva de Paulo Freire; GOG, rapper, cantor e escritor; Leandro Cruz, Secretário de Estado de Educação do Distrito Federal; Gabriel Magno, representante da CNTE; e Edileuza Fernandes, professora da UnB. O evento será transmitido ao vivo pela TV Web CLDF, e os participantes poderão participar, simultaneamente, por meio de chat no canal do YouTube.

Em 2021, Paulo Freire completaria 100 anos de vida. Para celebrar esta data, há uma enorme mobilização para realização de diversas atividades durante o ano em defesa da memória e do legado do educador com o objetivo de fortalecer a educação humanista, humanizada e transformadora, contra todas as formas de opressão, desigualdade, preconceito, discriminação e retrocesso social.

Para a deputada Arlete, no momento em que o legado de Paulo Freire vem sendo duramente atacado pela onda retrógrada que assola nosso país contra os educadores, a ciência, as universidades e a própria educação, é ainda mais importante resgatar as ideias do educador e seguir articulando as lutas em defesa de uma educação pública, gratuita, democrática e de qualidade referenciada socialmente.

 

Fonte: Gabinete da deputada Arlete Sampaio