CLDF encaminhará documento ao GDF pedindo melhorias na Escola de Música de Brasília

 

A 5ª Comissão Ordinária de Educação, Saúde e Cultura, da Câmara Legislativa do Distrito Federal, promoveu na manhã desta quarta-feira (06), em caráter de audiência, um debate sobre a manutenção e funcionamento da Escola de Música de Brasília. Participaram da reunião diretores do Sinpro, alunos, pais, professores, servidores da carreira assistência, direção da EMB, membros da comunidade e representantes da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB).

Durante o debate, vários participantes falaram sobre as dificuldades passadas por alunos e professores, além dos problemas na estrutura da Escola, dos equipamentos musicais em péssimo estado e a manutenção incipiente. Outro ponto bastante debatido foi a ingerência da direção da escola, que através de uma liminar na Justiça impediu que os(as) professores(as) fizessem uma assembleia (prevista na Lei da Gestão Democrática), que formularia pedido de exoneração da direção. Através da “circular da censura”, os servidores estão proibidos de divulgar os problemas da escola, e a própria imprensa precisa de autorização da assessoria de comunicação do GDF para poder adentrar na escola, que é pública.

Também foram elencadas a aparente falta de comprometimento da Secretaria de Educação do DF, a ausência de coordenadores pedagógicos, a importância do ensino da educação musical, a formação de músicos para a sociedade, o valor da Escola de Música e o abandono da instituição nas últimas quatro décadas.

Após o debate ficou definido que o presidente da Comissão, deputado Reginaldo Veras, encaminhará um documento ao governo relatando o ocorrido na reunião e o pleito dos(as) professores(as), para que a Secretaria de Educação tome providências. Os(as) deputados(as) presentes ainda se comprometeram em destinar verba de emenda orçamentária para a Escola de Música.

Nas próximas semanas a Comissão Ordinária de Educação, Saúde e Cultura fará uma visita à EMB para conhecer os problemas e tentar encaminhar as soluções necessárias.

A Diretoria Colegiada do Sinpro defende uma Gestão Democrática em sua integralidade, a defesa da escola pública de qualidade e a valorização dos professores.