CLDF discute educação na quinta-feira (26); assembleia dos professores dia 27

A Câmara Legislativa do Distrito Federal discutirá em sessão deliberativa a questão da educação no DF, em especial a paralisação das atividades dos professores, iniciada nessa segunda-feira (23). A atividade será nesta quinta-feira (26), às 15h, e contará com a participação de professores, dirigentes e militantes CUTistas.
Na sexta-feira, dia 27, os docentes realizarão nova assembleia para organizar os próximos passos da luta da categoria, que exige o pagamento de salários e benefícios atrasados desde dezembro de 2014. O encontro será às 14h, na Praça do Buriti.
Repercussão nacional
A Bancada Federal do DF no Congresso Nacional decidiu intervir no impasse entre professores e o Governo do Distrito Federal – GDF. Em reunião nessa terça-feira (24), os parlamentares deliberaram providenciar reunião com o Tesouro Nacional para agilizar o trâmite da Antecipação de Receita Orçamentária – ARO. A Bancada também quer se reunir com o governador do DF, Rodrigo Rollemberg, para sensibilizá-lo a encontrar outras soluções factíveis para pagamento imediato dos salários atrasados.
A Bancada do DF no Congresso entende que o pagamento integral e imediato dos direitos dos professores pode ser resolvido com vontade política e que, por isto, o grupo irá buscar o governador Rollemberg. A proposta da bancada federal busca materializar o remanejamento de 25% do Orçamento com valores ilimitados para pagamento de pessoal, conforme definido no Orçamento do GDF do ano passado.
A comissão de negociação do Sinpro-DF informou aos parlamentares que o sentimento da categoria é o de que falta decisão política porque em dois meses de governo, com todos os problemas encontrados, não se pode continuar transferindo o problema para a classe trabalhadora. “O que o GDF fez foi obrigar a categoria docente a pegar empréstimos em cima de empréstimos bancários. Enquanto responsável por isto, que se busque solução financeira e política para essa situação”, afirma o Sindicato que representa os professores da rede pública do DF.