CLDF aprova inclusão da Semana do Cerrado no calendário escolar
A Câmara Legislativa do DF aprovou nesta terça-feira (7/12) o projeto de lei que insere a “Semana do Cerrado” no Calendário Letivo da Rede de Ensino do Distrito Federal. De iniciativa do deputado Chico Vigilante (PT), o PL agora seguirá para a análise do governador Ibaneis Rocha (MDB), que poderá sancionar ou vetar a iniciativa. No último caso, o PL voltará à Câmara.
Para a educadora socioambientalista Iolanda Rocha, integrante do Grupo de Educadores Ambientais do DF – que demandou a elaboração do PL –, a aprovação do projeto “foi muito importante para o aprofundamento da discussão sobre o bioma Cerrado na preservação da vida no planeta Terra”. “Nesta semana, deve ser feita uma sensibilização de toda a comunidade escolar sobre a temática do Cerrado e, com certeza, as escolas do DF farão um excelente trabalho”, avalia a professora da rede pública de ensino.
A ideia é de que a Semana do Cerrado seja realizada da creche até o ensino médio, anualmente, de 5 a 11 de setembro, culminando com o Dia Nacional do Cerrado (11/09). Embora seja designada como uma atividade realizada durante sete dias, o projeto de lei prevê a preparação da ação ao longo de todo o ano. Pelo PL, a Semana do Cerrado consiste em uma série de iniciativas para informar e conscientizar sobre o bioma, por meio de painéis, seminários, palestras e outras ações educativas.
>> Leia também: ARTIGO | CERRADO: BERÇO DAS ÁGUAS, CELEIRO DA VIDA
O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro, ocupando quase toda Região Centro-Oeste. Ele está presente no DF e em 11 estados, e tem papel fundamental no abastecimento de água do Brasil. Entretanto, mais de 50% de sua vegetação nativa foi devastada pelo agronegócio.