Cine Joaquim exibe gratuitamente documentário sobre o Estado Novo
O cineclube Cine Joaquim exibirá os 5 episódios da série “Imagens do Estado Novo 1937-45″ durante as segundas-feiras do conturbado mês de outubro, sempre às 20hrs. A primeira sessão será no dia 03/10 e a entrada é franca. As sessões acontecem sempre às segundas-feiras, 20hrs, no Teatro dos Ventos (Rua 19 Norte, Duo Mall, loja 5, Águas Claras).
A série retrata a ditadura do Estado Novo desde sua imposição até seus desdobramentos. Aproveita-se dos textos do diário pessoal de Getúlio Vargas, bem como de imagens oficiais produzidas na época (belamente restauradas) e de outros materiais de arquivo. A pesquisa exaustiva e a fina ironia do grande cineasta Eduardo Escorel fazem desta série um dos melhores registros audiovisuais do período Vargas e um cinema de qualidade em sua condução da narrativa e soluções de montagem.
Um pouco da série pode ser visto no vídeo abaixo:
Como já é tradicional nas sessões do Cine Joaquim, após a exibição de cada um dos episódios haverá um debate entre os espectadores. As sessões do documentário de Eduardo Escorel serão acompanhadas por pesquisadores e historiadores, que ajudarão a situar e ver este período com os olhos de quem hoje se pergunta quais são os rumos do país.
Sobre as sessões:
Ep 01| Na primeira sessão, dia 03/10, o episódio de estreia planta uma pergunta: é possível contar a história do Estado Novo usando as imagens que a própria ditadura produziu de si mesma? Tereza Eleutério, historiadora com experiência no Arquivo Nacional e no Arquivo Público do DF, será nossa parceira para entrarmos nesse debate.
Ep 02| Em seguida, no dia 10/10, o Prof. Leandro Tonete vai ver e discutir conosco como Getúlio Vargas e seus aliados instauraram uma ditadura no Brasil, com direito a extinção dos partidos e largas doses de anticomunismo.
Ep 03| No dia 17/10, com a II Guerra Mundial no horizonte, Oswaldo Aranha ganha destaque enquanto o governo Vargas namora ao mesmo tempo a Alemanha nazista e os Estados Unidos. E o Prof. Rafael Nascimento, historiador que pesquisou as relações internacionais do Estado Novo, vai nos ajudar a entender ainda melhor o que aconteceu nesse período.
Ep 04| A turma do projeto Publiciza História é nossa parceria para o quarto encontro do mês, do dia 24/10, em que vamos debater o contexto da atuação brasileira na Segunda Guerra.
Ep 05| E no último encontro do mês, dia 31/10, enquanto a série narra a dramática conclusão do Estado Novo, Caio Cateb e Paula Franco, que atuaram na Comissão Nacional da Verdade, vão discutir com a gente sobre como essa história na verdade não acabou nem em 1945, nem em 1964, nem em 1988… e vem até os dias de hoje.