Cine Debate Paulo Freire

Os eventos emcomemoração ao centenário do legendário Paulo Freire não param. A partir deste domingo, o Sinpro DF traz o Cine Debate Paulo Freire, evento online com transmissão dos cinco episódios da série documental dirigida por Cristiano Burlan, pela primeira vez com versão para Libras, e um debate no dia 30 de setembro.

No próximo domingo 19 de setembro, data em que o Educador brasileiro completaria 100 anos, o Sinpro-DF irá estrear em seu canal do Youtube, às 20h,  a série documental Paulo Freire, um Homem do Mundo, com versão inédita para Libras. Na segunda-feira, também às 20h, o segundo episódio da série, e assim sucessivamente até a quinta-feira 23 de setembro.

No dia 30 de setembro, sexta-feira, às 20h, o Sinpro irá promover um debate online sobre a série de Cristiano Burlan, com convidados a serem confirmados, com emissão de certificado para professores filiados.

 

Paulo Freire, um Homem do Mundo

Dividida em cinco episódios, a série dirigida por Cristiano Burlan para a SescTV buscou registrar o legado do pensamento e da obra de Freire para o processo de educação. Mistura depoimentos de familiares, colegas e amigos próximos.

O primeiro episódio, A Formação do Pensamento, fala sobre a família e os primeiros anos de vida no Recife e em Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco.

No segundo episódio, As 40 horas de Angicos, revisita a cidade potiguar que serviu de laboratório para o método freiriano de alfabetização

Em O Exílio, o terceiro episódio, a vivência de Paulo Freire no exterior na década de 1970, com especial ênfase para a cidade suíça de Genebra (O Consulado Geral da Suíça em São Paulo é copatrocinador da obra).

O quarto episódio da obra de Furlan, Do Pátio do Colégio à Pedagogia do Oprimido, aborda a volta de Freire ao Brasil, para trabalhar como secretário de educação de Luíza Erundina, a primeira gestão petista no município de São Paulo.

Finalmente, o episódio O Mundo não é, Está Sendo, a relação entre educação e arte, com depoimentos de Chico César e do próprio Freire.

 

 

Serviço:

Paulo Freire, um Homem do Mundo

Brasil, 2020

Série documental em cinco episódios (52 minutos cada)

Disponível em: Youtube SinproDF, com estreia sempre às 20h

19/9 – A Formação do Pensamento

20/9 – As 40 horas de Angicos

21/9 – O Exílio

22/9 – Do Pátio do Colégio à Pedagogia do Oprimido

23/9 – O Mundo não é, Está Sendo

30/9 – Debate

Direção: Cristiano Burlan

Produtor: Bela Filmes

Realização: SescTV / Correalização: Consulado Geral da Suíça em São Paulo

Classificação indicativa: livre