Cine Brasília recebe Festival de Curtas do CEF 602 do Recanto das Emas
Cerca de 400 estudantes das turmas do 6º ao 9º Ano do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 602 do Recanto das Emas participaram, nessa segunda-feira (1º/11), da cerimônia de exibição e premiação do 5º Festival de Curtas do CEF 602, realizado Cine Brasília. Os(as) participantes receberam troféus e lembrancinhas. A edição está disponível no canal “Arte no CEF 602” no YouTube no link https://www.youtube.com/c/ArtenoCEF602.
Idealizado e coordenado pelo professor de artes Edmar de Oliveira Moreira, na edição deste ano, a revelação, segundo o professor, foi o filme “O Sol e a Lua”, dos estudantes Laís Marques e Paulo Victor, ganhadores da categoria Melhor Filme. “Eles produziram a animação “O Sol e a Lua” com ilustrações realizadas pela Laís, que é uma grande artista”, destaca Edmar Moreira. Confira no link: https://youtu.be/UjiNO7i45yE
Ele disse ao Sinpro que, sobre as revelações artísticas, gostaria de destacar, além de Laís e Paulo, mais dois estudantes. “Sobre as revelações artísticas deste ano gostaria de destacar também Marcos Vinícius, premiado com o filme “O privilégio” na edição de 2018, e premiado nos Festivais de Curtas das Escolas Públicas de Brasília em 2018 e 2020, que se destacou pela produção de uma animação que abordava o tema corrupção”, informou.
Ele aponta também outros estudantes como revelações, como “Warlison e Victor Kaynã, que participaram das primeiras edições do festival e hoje seguem na área de audiovisual. Ambos foram monitores e jurados nessa edição. Atualmente, Victor é estudante do curso de Comunicação Social – Audiovisual, na Universidade de Brasília (UnB)”, disse.
Nesta edição, a escola trouxe, em suas modalidades, curtas-metragens, releituras de videoclipes e animação. Além da exibição das produções, o Festival de Curtas do CEF 602 contou com apresentações de dança dos estudantes e sorteio de brindes. Além de estudantes do CEF 602, o festival deste ano contou com a participação de ex-alunos convidados do CEM 804 do Recanto das Emas.
O projeto
O Festival de Curtas do CEF 602 é um projeto desenvolvido na escola desde 2016, quando o professor de artes Edmar Moreira ingressou na unidade para fazer parte da equipe de professores. No decorrer dos bimestres, durante as aulas de arte, os estudantes são apresentados à linguagem audiovisual, conhecendo elementos importantes relacionados à produção de roteiros, planos e enquadramentos, etapas de produção audiovisual, além da apreciação e debates de cenas e filmes.
Participam do projeto as turmas do 6º ao 9º Ano, cerca de 400 estudantes. O projeto é dividido por categorias: 6º Ano – Animação em flipbook; 7º ano – Animação em flipbook e stop motion, releitura de videoclipe; 8º e 9º Anos – curta-metragem. Apesar de elaborado e desenvolvido nas aulas de arte, o projeto conta com o apoio de alguns professores durante as etapas de produção. “Temos professores de Língua Portuguesa que auxiliam na produção de roteiros, outros professores que participam como atores”, conta Moreira.
Atualmente, a escola conta com alguns equipamentos, como câmera e microfone, adquiridos recentemente por meio do Edital Realize do deputado distrital Fábio Felix (PSOL). Além desses equipamentos, os(as) estudantes gravam os filmes com o próprio celular. “Inclusive o festival surge dessa proposta inicial de que eles e elas possam identificar o celular como importante ferramenta na produção de conteúdos”, afirma o professor.
Moreira conta que vários(as) estudantes já produzem conteúdos para a Internet, o que torna a atividade mais interessante ainda. “Assim que entrei na escola, em 2016, percebia que muitos professores reclamavam da utilização do celular em sala de aula e via o quanto os estudantes eram criativos e tinham interesses em canais do YouTube. E a partir do conteúdo de cinema, começamos a produzir o Festival. O projeto acontece na escola desde 2016 e conta com produções audiovisuais realizadas pelos estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental”, finaliza. Disponível no canal “Arte no CEF 602” no YouTube pelo link a seguir: https://www.youtube.com/c/ArtenoCEF602