Cesas promove desfile de peças de jeans reciclado

Na próxima terça-feira (31/5), o Cesas, Escola de Jovens Adultos da Asa Sul, promove um desfile de moda com peças elaboradas a partir de jeans reciclado. A professora de educação artística Hélia Cristina Xavier, que oferece o curso de corte e costura, é a responsável pelo evento.

As peças do desfile foram todas confeccionadas pelas alunas da oficina. “O curso é aberto a qualquer membro da comunidade escolar. Recebemos aqui mães que estão esperando os filhos saírem das aulas, alunas que estão com horário vago, pessoas com depressão, estamos abertos a toda a comunidade. Essas aulas são uma terapia para muitas alunas”, conta a professora.

Hélia oferece esse curso há seis anos. Mais de 150 pessoas já passaram por sua sala de aula. A turma atual conta com 30 alunas, que assistem às aulas em ambiente híbrido (presencial ou remoto). As aulas são de segunda a quarta-feira, das 19 às 22h.

A cada ano, a professora ensina um tema diferente de costura. Desta vez, o assunto é reciclagem de calças jeans. “Desmanchamos uma calça jeans e a transformamos em bermuda, cropped, saia. Uso um método simples para a aula”. Dentre as peças produzidas pelas alunas, um cropped igual ao modelo Prada, que custa cerca de R$ 4.000 nas boutiques badaladas do DF e do mundo.

Uma das alunas mais assíduas dessa oficina é Selma Maria Machado. Ela chegou à sala de aula de Hélia em depressão profunda, há seis anos, e não saiu mais. “Fui muito bem recebida, e encontrei um motivo a mais para seguir em frente, dar valor à vida. A professora me acolheu, melhor até que muito médico que me atendeu à época”, lembra.

Selma já faz roupas para os netos e para a bisnetinha, desde shorts para a escola, passando por vestidos de adulto e vestidos de bebê. “É um orgulho muito grande pra mim, meus netos me pedem as roupas!”, conta a aluna.

O desfile do Cesas ocorre na próxima terça-feira, 31 de maio, às 19h. O Cesas fica no plano piloto, na 602 Sul.