Cepafre forma novas turmas de alfabetização e celebra conquista coletiva

O Centro de Estudos e Pesquisas e Ações Educacionais e Culturais Paulo Freire (Cepafre) realizou, no sábado (18/10), a emocionante entrega de certificados para as novas turmas de Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos (EJA).

O evento marcou com “chave de ouro” os projetos de 2025 da entidade, concluídos em parceria com a ArtCei Produções Artísticas e Culturais e a Casa de Cultura Telar: Círculos de Cultura: Cine Popular na Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos; Linguagem do Cinema na Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos.

A formação das educadoras e dos educadores dessas turmas foi fruto da cooperação com a Faculdade de Educação e o Decanato de Extensão da Universidade de Brasília (FE/UnB).

Uma conquista de muitas mãos

O sucesso do projeto, que beneficia a comunidade diretamente, foi uma conquista coletiva. A diretoria e coordenação do Cepafre destacaram a dedicação diária dos(as) alfabetizadores(as), dos(as) associados(as) e o apoio fundamental dos(as) deputados(as) Chico Vigilante e Gabriel Magno.

Em uma menção especial, o Cepafre agradeceu às seguintes entidades e organizações parceiras: Caixa Econômica Federal; Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE); Superior Tribunal de Justiça (STJ); Sinpro-DF; Economia solidária do Sol Nascente (EcoSol); Instituto Mãos que Brilham; Centro Teológico de Ensino e Pesquisa. A gratidão também foi estendida às escolas de Ceilândia que sediaram as aulas: CEM 12, CEF 30, CEF 34, Escola Classe 47 e CAIC Bernardo Sayão.

A professora Madalena Tôrres, fundadora do Cepafre, lembrou que “o centro é feito de muitas mãos”. Cada certificado entregue representa a força da educação popular e do movimento que une todas essas mãos por um mesmo propósito. O Sinpro também parabeniza a todos(as) os(as) formandos(as). Suas histórias são a nossa maior recompensa.