Censo escolar 2023: educação começa a se recuperar da Covid

Foram divulgados há algumas semanas os primeiros dados da primeira etapa do Censo Escolar 2023. A pesquisa, apresentada pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostra que o Brasil conta com 43.347.687 de estudantes matriculados da creche ao ensino médio (excetuada EJA).

As matrículas na Educação Básica retomaram os patamares observados antes da pandemia de Covid-19. Entre 2021 e 2022, houve um aumento de 714 mil matrículas, incremento de 1,5%. O aumento foi puxado principalmente pelas redes privadas.

O Censo Escolar da Educação Básica é uma pesquisa estatística realizada anualmente pelo Inep em duas etapas e em articulação com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, sendo obrigatória aos estabelecimentos públicos e privados de educação básica, conforme determina o art. 4º do Decreto nº 6.425/2008. A pesquisa levanta dados sobre escolas, professores, gestores, turmas e alunos de todas as modalidades de ensino da educação básica.

Os dados são utilizados para formulação, monitoramento e avaliação de políticas públicas e para a definição de programas e de critérios para a atuação do MEC junto às escolas, aos estados e aos municípios. Também subsidia o cálculo de uma cesta de indicadores, dentre eles o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e outros que possibilitam contextualizar os resultados das avaliações e monitorar a trajetória dos estudantes desde seu ingresso na escola.

O Sinpro fará uma série de reportagens com os resultados do Censo Escolar. Os dados levantados trazem muitas informações sobre o perfil de estudantes e professores, e os impactos da pandemia de Covid-19 na educação brasileira.

 

MATÉRIA EM LIBRAS