CEM JK sedia Campeonato Nacional de Street Workout e Calistenia neste domingo (8)

 

O Centro de Ensino Médio Júlia Kubitschek (CEM JK), da Candangolândia, vai sediar, neste domingo (8), o Campeonato Nacional de Street Workout e Calistenia – Workout Fest VII. O evento é aberto ao público em geral. Basta levar um quilo de alimento não perecível a ser doado à entidade Educamar, que atende a 230 crianças em situação de vulnerabilidade. Prestigie! Leve 1 kg de alimento e assista, presencialmente, o campeonato!

Nesta edição, haverá participação de estudantes atuais e ex-alunos formados no CEM JK, além de outros da rede pública, como, por exemplo, do Centro de Ensino Médio 414 de Samambaia (CEM 414), escola que está criando um projeto para implantar um centro de treinamento desse esporte. Do CEM JK, vão competir o atual aluno Jessé e os já formados: Caio, Douglas, Filipe, Leonardo, João, Vitor e Kaio. Do CEM 414, haverá a participação de Alisson, Ayrton, Maria e Rômulo.

“Essa edição marca o retorno do festival. O último aconteceu em 2017, após 6 anos, o campeonato ressurge para resgatar a identidade da modalidade que surgiu para suprir uma necessidade com forte impacto social”, informa Heli Mendes de Lacerda, diretor da escola desde 2017. Segundo ele, “este evento não apenas proporcionará oportunidades para os atletas mostrarem suas habilidades, mas também será um espaço para troca de experiências e aprendizado. A realização em uma escola é especialmente significativa porque envolve os jovens e cria um ambiente propício para inspirar futuros atletas e promover a importância do esporte na educação”, afirma

Lacerda diz também que, “além do fato de que a Snakes, equipe de calistenia e street workout que treina no CEM JK, foi fundada por estudantes da própria escola, que buscavam uma prática esportiva para melhorar o estilo de vida, que fosse acessível, ao ar livre e que todos pudessem participar de forma igualitária. Os treinos em nosso Centro de Treinamento dentro da escola são abertos ao público de segunda à sexta, 18h, e boa parte de nossos atletas é aluna da própria escola, já formada no JK ou estudantes da rede pública do DF”, informa.

CEM JK: maior equipe

Maior equipe de calistenia do Distrito Federal, os(as) participantes do CEM JK competiram, recentemente, em São Paulo. A maioria dos(as) participantes é formada por alunos, ex-alunos e pessoas da comunidade candangolense. O CEM JK se consolida como pólo da prática desse esporte no Distrito Federal. Tudo começou em 2018, quando a professora de educação física Dione Gumes levou o esporte para dentro da escola e incentivou os(as) estudantes a praticarem o esporte. Atualmente, Dione é aposentada, mas deixou seu legado na escola.

O diretor informa, ainda, que a calistenia do CEM JK foi batizada com o nome da professora Dione . Na época, a nossa escola instalou um equipamento de calistenia em 2018. Os alunos treinavam na rua em um equipamento precário e sofrendo os riscos de estarem sem proteção.  Daí surgiu a ideia de colocar dentro da escola. Não foi fácil, mas, conseguimos convencer uma deputada a destinar uma emenda parlamentar e construimos a primeira calistenia oficial dentro de uma escola. Antes existiam apenas as duas oficiais no DF”.

Desde então, os(as) estudantes começaram a treinar, bem como pessoas da comunidade. “Hoje, o CEM Júlia Kubitschek tem a maior equipe de calistenia do Brasil. Várias pessoas de outras cidades-satélites também treinam no CEM JK e querem expandir o projeto para outra escola em Samambaia. O sucesso foi grande. A comunidade respeita a escola e esse vínculo de parceria está crescendo. Esse ano o deputado Hermeto destinou verba com a qual foi construída a cobertura da calistenia. Agora, podemos treinar em dias de chuva e de sol”.

 

Brasília Workout Fest VII

O diretor do CEM JK informa que o Brasília Workout Fest VII em todas suas etapas ocorrem em um contexto de avanços significativos e desafios para a implantação da Política Nacional de Juventude, esporte, lazer e de consolidação do sistema de atividade ao ar livre nos estados e municípios.

“O evento visa a promover um estilo de vida saudável e a envolver jovens e adultos no esporte, integrando a comunidade do Brasil com o público de outros estados por meio da prática da Calistenia e Street Workout – prática esportiva que utiliza o peso corporal para realizar um conjunto de exercícios”, explica.