CEMEB realiza projeto de pertencimento para alunos do ensino médio

Há dois anos, os professores do CEMEB (Centro de Ensino Médio Elefante Branco, na Asa Sul) realiza o projeto “Arte, Vida e Ambiente”, que dentre várias ações com toda a comunidade escolar, há um trabalho de pertencimento com os alunos do primeiro ano do ensino médio. “Plantamos essa semente para que ela germine nos próximos anos do ensino médio para este estudante. Abordamos o que é ‘do eu’, ‘do outro’ e o ‘do nós’, para que cada aluno se sinta integrado na sua escola, através das artes”, aponta Carlos Humberto, professor de sociologia, um dos idealizadores do projeto.
Ao lado dos professores Maria do Perpétuo do Socorro (química), Manuele Cruz (filosofia), Lorena Freitas (biologia), Marcelo e Ana Paula (Artes) e da professora Marina, de geografia, esta ação começa dialogando com “o eu” de cada aluno, para que ele se enxergue dentro da escola se manifestando através da arte, como desenhos, poesias, peças teatrais e intervenções externas e internas na escola, como os flash mobs.
Esta ação intensiva dura cerca de 15 dias, em todas as 22 turmas de primeiro ano, impactando a princípio cerca de 900 estudantes, mas com reflexos em todo o anos letivo e nos anos posteriores do ensino médio. Na tarde desta terça-feira (8) as últimas turmas da escola serão contempladas com esta ação.
“O estudante se expressa através da arte após fazer um levantamento da própria escola, tanto do espaço físico dela quanto da percepção do aluno em como ele se vê nela”, diz Carlos.
 
 
As ações começam nas turmas do primeiro ano, mas são contínuas, “para que esse sentimento de pertencimento seja difundido pelos alunos e também pelos pais, estes que possuem um grande envolvimento nas ações da escola”, enfatiza o professor.