Cemeb lança e-book sobre temáticas urbanas nesta quinta-feira (5)

Cemeb lança, nesta quinta-feira (5), às 10h, o livro virtual CEMEB – Temáticas Urbanas (Coletânea Interdisciplinar). O lançamento será realizado durante um sarau, a ser transmitido pelo canal de YouTube do Centro de Ensino Médio Elefante Branco (Cemeb).

A equipe de professores(as) e estudantes do Cemeb convida a todos e todas para o lançamento do e-book durante o sarau virtual a ser apresentado pela professora de Língua Portuguesa, Alessandra Marques Costa Servo Rocha. Ela integra a equipe técnica do evento, o qual foi desenvolvido pelo supervisor pedagógico Adam Smith e pelo design e diagramador Divanir Júnior.

Entre 9 e 12 de novembro, haverá a entrega de exemplares físicos do livro para os autores. Eles poderão autografar o exemplar que ficará guardado na biblioteca da escola. Além disso, a equipe da escola planeja enviar exemplares para outros acervos, como a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, a Biblioteca Nacional de Brasília, a Biblioteca do Senado Federal e a da Câmara dos Deputados.

O lançamento da edição física do livro aberto ao público só deve ocorrer no aniversário de 60 anos do Cemeb, em 22 de abril de 2021.

Coletânea interdisciplinar
A equipe de professores(as) do Cemeb A obra reúne uma coleção de textos elaborados por estudantes do Cemeb no ano letivo de 2019, sob supervisão de professores(as). A obra conta com prefácio da editora de Opinião do Correio, Dad Squarisi.

O projeto literário contou com a adesão de oito professores(as) de várias disciplinas, além de 88 escritores e cerca de 40 ilustradores. Além disso, o projeto contou com o apoio incondicional da equipe gestora, liderada por Ivan Ferreira de Barros, atual diretor.

Trata-se do resultado de parte do projeto Laboratório de Língua Portuguesa do Cemeb, que busca exercitar a expressão artística escrita e visual com o recurso da interdisciplinaridade.

Gêneros textuais
O livro conta também com oito gêneros textuais: contos, poemas, paródias, resenhas críticas, propostas de projetos de lei, dissertações, relatórios e peças teatrais e com a participação das professoras Clara Rosa Cruz Gomes e Maria Zuleide Vieira, idealizadoras do projeto literário.

Essa atividade contou com a colaboração de professores de várias disciplinas, de estudantes do Cemeb e de outros profissionais. Além das composições textuais, o livro reúne ilustrações de estudantes com altas habilidades atendidos(as) pela Sala de Recursos do Cemeb.

Temáticas urbanas
A obra conta com temáticas abordadas pelos estudantes e suas vivências, que abrangem assuntos como amor, bullying, guerra e violência. “Neste momento, sobretudo em razão da pandemia, o e-book torna o livro acessível a todos”, afirma a professora Alessandra.

Não perca!

SERVIÇO
O QUÊ: Lançamento do livro Cemeb – Temáticas Urbanas (Coletânea Interdisciplinar)
DIA: 5 de novembro (quinta-feira)
HORA: 10h
ONDE: YouTube do Cemeb