CEM 10 de Ceilândia realiza 3ª Mostra de Curtas com protagonismo das mulheres negras

O protagonismo das mulheres negras e a trajetória do povo negro no Brasil foram os temas e o foco da 3ª Mostra de Curtas Centro de Ensino Médio nº 10 de Ceilândia (CEM 10 de Ceilândia). A escola realizou a edição deste ano do projeto pedagógico “Mostra de Curtas” entre os dias 12 e 14 de novembro. Com o propósito de valorizar a educação antirracista e antifascista, o projeto trouxe curtas elaborados durante o segundo semestre pelos(as) estudantes por meio de pesquisa, roteiro, elaboração de cartazes, filmagens até a realização da culminância do projeto.

Os curtas tinham a duração de 4 a 10 minutos, com temas voltados à temática da Consciência Negra. Com dois temas diferentes manhã trabalhou a trajetória do povo negro no Brasil e a tarde o protagonismo das mulheres negras. O turno matutino enfatizou a trajetória do povo negro no Brasil com temas que vão do movimento negro, leis, lutas e políticas até a abordagem sobre racismo estrutural, feminismo negro, revoltas do povo negro, heranças culturais africanas, poesias e contos, relatos de preconceito, personalidades negras, Quilombo ontem e hoje, representatividade negra na política, protagonismo negro.

No turno vespertino o tema protagonismo das mulheres negras, mulheres que marcaram a história e atuaram nas diversas áreas deu o tom à Mostra de Curtas. As personalidades escolhidas foram Rosa Parks, Carolina Maria de Jesus, Angela Davis, Dandara dos Palmares, Chimamanda, Conceição Evaristo, Elza Soares, Jaqueline Góes de Jesus, Rebeca Andrade, Cristiane de Sobral, Rosana Paulino e Gina Viera que foi inspiração para projeto.

A mostra de curtas faz parte do Projeto Político-Pedagógico (PPP) do CEM 10 e tem intuito de enfatizar uma educação antifascista e antirracista e que valorize a cultura negra. O Projeto da Consciência Negra do ano letivo 2024 consistiu na criação e na apresentação de um Curta Metragem de duração no mínimo de 4 minutos e no máximo de 10  minutos. Após a apresentação do Curta Metragem, a turma promovia uma dinâmica com os(as) estudantes presentes. O cartaz do curta foi divulgado no Instagram da escola e o tinha de ter compatibilidade com os direitos humanos. Confira as fotos nas redes digitais do Sinpro-DF.

Confira no link a seguir o álbum de fotografias: https://www.facebook.com/share/p/1DbTLt1ECk/

Leia mais sobre o projeto Mostra de Curtas do CEM 10 aqui