CEM02 da Ceilândia celebra os aprovados na UnB

Chegou aquela época do ano em que sai o resultado do vestibular da UnB e a diretoria colegiada do Sinpro comemora junto com os diretores das escolas de ensino médio da rede do Distrito Federal.

Aluno e adulto são duas palavras que, lá no latim, tiveram origens no mesmo verbo.

No Latim, o verbo alēre significa crescer, nutrir, alimentar. Do particípio passado desse verbo (altus), originou-se a palavra alto; aquele que percorreu um caminho e chegou ao estado de nutrido / alimentado, é um ad altus, ou adulto; quem está no meio do processo de nutrição pode ser um adult escere ou um alumnus (palavras que chegaram ao português como adolescente e aluno).

Então, chegou o momento em que quem era aluno virou adulto. É o momento em que a educação pública, laica, de qualidade, e socialmente referendada, mostra o seu valor. É quando a dedicação dos e das professores (as) e orientadores (as) educacionais se concretiza em alunos (as) felizes por iniciarem uma nova etapa em suas vidas. É quando os estudantes de escolas públicas tornam-se discentes de universidades públicas líderes em ensino, pesquisa e extensão. É uma nova fase da cidadania.

A diretora do Sinpro Eliceuda França vibra com a aprovação da moçada na UnB: “Quando nossos jovens entram na universidade pública, principalmente, oriundos das escolas públicas é uma grande vitória e uma enorme alegria. São resultados como esses que provam o quão importante é ter políticas voltadas para a inclusão de jovens da periferia nas universidades públicas. Cada uma dessas aprovações é resultado de muita dedicação de cada educadora e educador que enfrenta o desmonte da educação pública, com garra e resistência. Essas são grandes conquistas, mas a nossa luta por uma educação pública, acessível e de qualidade para todos, todas e todes, continua.”

A diretoria do Sinpro parabeniza os e as estudantes aprovados(as). Vivam intensamente essa nova fase de suas vidas! Voem, voem muito! E, pros que ainda não chegaram lá, não esmoreçam: a sua luta vai ficar ainda mais especial!

Esta reportagem está aberta a atualizações. Se você é diretor(a) de escola de ensino médio e seus estudantes foram aprovados nas universidades, envie um e-mail para imprensa@sinprodf.org.br

Vamos ver a lista dos alunos-adultos do CEM 02 de Ceilândia, que foram aprovados no PAS da UnB:

Amanda Souza Santos – História – UnB

Ana Luiza Silva – Línguas Estrangeiras Aplicadas ao Multilinguismo – UnB

Ariel Pedro Mariz  IESB – Análise e Desenvolvimento de Sistemas (EAD)

Arthur Borges – Química – UnB

Breno Oliveira da Silva – Relações Internacionais – IESB

Bruna Sarah – Ciências Políticas – UnB

Cecília da Silva Borges – Artes Plásticas – UnB

Cláudio Eduardo O. Dias de Souza – Biotecnologia – UnB

Dannyelly Borges G. Gomes – Saúde Coletiva – UnB

Gabriel Henrique Rodrigues de Lima – Engenharia de software – UnB

Gleyson Cristiano de A. Júnior – Farmácia – UnB

Guilherme Monteiro de Almeida –Gestão de Políticas Públicas – UnB

Gustavo Medeiros Januário – Gastronomia – IFB

Jéssica Eveline Saraiva Araújo – Letras / Engenharia – UnB

João Victor Benjamin Luz Ciências Políticas – UnB

Júlio César dos S. Queiroz – Educação Física

Karine Bernardo Morais – Fonoaudiologia – UnB

Lívia Michaelle de Lima Alves – Nutrição – UnB

Maria Eduarda Alves – Psicologia – UnB

Milena da Silva Teixeira – Fonoaudiologia – UnB

Milena Teixeira Lima – História – UnB

Nicole Emille R. Nascimento – Farmácia UnB

Yasmim Almeida Soares – 3D – Pedagogia – UnB