CEM 01 do Paranoá promove o Dia Nacional da Consciência Negra

Dedicada à reflexão sobre o valor e a contribuição da população negra para o Brasil, o Dia Nacional da Consciência Negra é realizado nas escolas públicas, em respeito à Lei 10.639/2003 (ensino de história e cultura afro-brasileiras). Por meio de atividades pedagógicas, a data foi comemorada no Centro de Ensino Médio 01 do Paranoá no dia 19 de novembro, com o intuito de contribuir para a construção positiva da identidade negra no ambiente escolar.

A data, que tem o objetivo de garantir o ensino de história e cultura afro-brasileiras, educar para a diversidade, combater a discriminação e o racismo, contou com um cronograma diversificado de atividades, como a presença da mestra Martinha do Coco, palestras, capoeira, desfile, teatro, dança, batalha de rima, rap, grafite e exposição afro. A atividade foi organizada pela coordenadora pedagógica Mariana Fernandes.

Para o professor de História do CEM 01, Edicarlos Alvino da Silva, a data é um importante instrumento de reflexão na luta pela construção de uma educação antirracista. “O Dia Nacional da Consciência Negra está previsto no calendário da Secretaria de Educação do DF e deve ser um dia de reflexão coletiva para lutarmos na construção de uma educação antirracista. A lei 10.639/2003 deve ser implementada ao longo do ano letivo para a valorização da cultura afro-brasileira e construção positiva da autoestima dos estudantes das escolas públicas do Distrito Federal”, ressalta o professor.