CEM 01 do Gama realiza a 2ª Noite de Premiação de Curtas
Os dias 21 e 22 de novembro foram de festa no Centro de Ensino Médio 01 do Gama. Como parte da culminância do Festival de Curtas, a unidade escolar promoveu a 2ª Noite de Premiação Curtas, reunindo estudantes, professores(as), orientadores(as) educacionais e a comunidade escolar em geral para a entrega dos prêmios aos(às) melhores trabalhos.
Ao longo do mês de novembro o CEM 01 preparou atividades que contemplassem os três turnos e todas as séries da escola, desenvolvendo Feira de Conhecimento (1º anos); Festival de Curtas-metragens (2º anos) e Caleidoscópio (3º anos). Enquanto o Caleidoscópio se realiza em formato de teatro, que debateu a temática do racismo e da intolerância religiosa, a Feira do Conhecimento expôs os trabalhos realizados em formato de oficina, cartazes, apresentações, jogos e vídeos que davam voz aos incômodos vivenciados pelos jovens negros nas suas relações sociais. O Festival de Curtas foi estruturado com a gravação de pequenas produções de até 5 minutos, pelos próprios estudantes, e envolveu professores(as) de todas as disciplinas.
Desde a leitura do roteiro com os(as) professores(as) de português até a produção de banners de divulgação, passando pela gravação, edição e apresentação dos filmes, os estudantes debateram as diversas faces da discriminação e a força do racismo estrutural entre si e com a comunidade, pois vários foram os cenários utilizados. A culminância do projeto se deu em uma noite de gala, em que os estudantes foram premiados por jurados que promovem a educação antirracista e a equidade em suas atividades diárias, e contou com a participação de alunos, pais, professores de diversas escolas do Gama, representantes da CRE Gama e teve o apoio do Sinpro-DF.
Para a supervisora pedagógica da escola Rebeca Cavalcanti Costa, o projeto carrega importantes funções, que são “debater a força do racismo estrutural nas relações dos estudantes com a comunidade; o debate de forma civilizada e a apresentação de opiniões de formas diferentes do habitual”.
O 2º ano W foi o grande campeão do vespertino, levando os prêmios de melhor direção, melhor ator/atriz e melhor filme, entre outros. Já no matutino, a turma do 2º ano E se destacou em todas as categorias, levando os prêmios de melhor ator e melhor filme.
Clique aqui e confira o álbum de fotos do Facebook.