CEF 405 Sul realiza culminância com Mostra Cultural

O Centro de Ensino Fundamental da 405 Sul de Brasília (CEF 405 Brasília) finalizou, no dia 22 de novembro, sua terceira edição da Mostra Cultural sobre o Mês da Consciência Negra. A atividade é um projeto pedagógico, que, há 3 anos, tem mobilizado professores(as), gestores(as), comunidade escolar e, sobretudo, estudantes numa produção acadêmica que atende à Lei 10.639/2003, a qual incluiu no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira.

A Mostra Cultural é a culminância do projeto que envolve estudantes de 8º e 9º Anos e é apresentada pelos(as) professores(as) de arte, história, matemática, português e educação física, com um grande “Show de Talentos”. “Trata-se de um evento amplo e complexo que se une ao planejamento curricular para ser desenvolvido. Esta edição aconteceu no período matutino no pátio da escola. Tivemos apresentações de musicais, recitações de poemas e dança, apresentação de podcast (transmissão) sobre abolição, gráficos matemáticos sobre herança africana e exposição de todos os trabalhos feitos durante o ano sobre movimentos artísticos em que, nos últimos horários, abrimos a exposição para a comunidade para que todos pudessem apreciar os seus trabalhos”, informou Luiza Regina, professora de arte.

Ela conta que, durante a realização do projeto, são gerados vários temas todos em concordância com o currículo escolar para que este possam ser organizados, trabalhado e executado na mostra cultural. O trabalho abraça a equipe de professores(as) e tem como protagonista os nossos e as nossas estudantes. No total, oito turmas de 8⁰ e 9⁰ Anos realizam os trabalhados acadêmicos, cuja exposição de arte mostra os movimentos artísticos e o projeto de leitura conjunta com artes visuais, o uso da música e dança.

 

 

“Na arte que inspira: somos todos iguais. A exposição apresenta uma amostragem da multiplicidade, da diversidade e da singularidade do mundo da arte, que comporta, de modo não excludente, as variadas formas de manifestação artística”, explica a professora.

Ela informa que todos os trabalhos foram feitos no decorrer de cada bimestre sobre os movimentos artísticos (desenhos, colagem, pintura). “São separados e organizados para serem expostos. O Show de Talentos teve uma preparação com ensaios todos os dias durante o quarto bimestre,  apresentando recitações de poemas feitos pelos alunos e pelas alunas, uso de instrumentos musicais e dança”, finaliza.

Confira nas redes sociais do Sinpro-DF algumas fotos do evento: https://www.facebook.com/share/p/14tiqqNKWV/