“Cartas para Bitita”: CEF 18 de Ceilândia lança vaquinha para imprimir livro escrito pelos estudantes
O Centro de Ensino Fundamental nº 18 de Ceilândia (CEF 18) está promovendo uma “vakinha” online para financiar a impressão e toda a produção gráfica de um livro muito especial. Trata-se do intitulado “Cartas para Bitita”, um projeto fruto do trabalho pedagógico realizado pelos(as) estudantes das turmas de 9º Ano, sob a orientação das professoras Deise Santana (língua portuguesa) e Fabiana Macena (história), e busca a dar visibilidade e valor à produção literária dos(as) estudantes.
Para colaborar com a vaquinha, basta clicar no link a seguir: https://www.vakinha.com.br/5172801
Ou depositar a sua colaboração financeira pelo PIX:
Chave pix: 5172801@vakinha.com.br
Projeto
O livro, que surgiu como uma culminância de um projeto educacional desenvolvido ao longo do ano letivo, será publicado em 6 de dezembro com o apoio da comunidade escolar. O projeto “Cartas para Bitita” é mais que uma simples coletânea de textos, é um reflexo do aprendizado e das experiências vividas pelos(as) estudantes ao longo do ano, além de abordar temas de grande relevância para o contexto social e cultural dos(as) jovens.
As professoras envolvidas na iniciativa destacam que o objetivo é proporcionar aos alunos e às alunas uma vivência real do processo editorial e fomentar a reflexão sobre a importância da escrita como instrumento de expressão e transformação social. Para viabilizar a impressão do livro, a escola recorre à ajuda da comunidade por meio de uma vaquinha online. A ideia é arrecadar recursos suficientes para cobrir os custos da impressão de “Cartas para Bitita”, que será lançada no dia 6 de dezembro, como uma das últimas atividades do ano letivo para os(as) alunos(as) do 9º Ano, que se despedem da escola no fim de 2024.
Para contribuir, basta acessar o link da vaquinha ou fazer um depósito via PIX para a chave disponibilizada pela instituição. A meta é arrecadar o valor necessário até o fim de novembro, já que o lançamento do livro está agendado para o mês de dezembro. Confira e acesse o PIX e a página eletrônica da Vakinha Online on final desta matéria.
Segundo livro
Este será o segundo livro publicado pelo CEF 18 de Ceilândia, que já havia lançado no ano passado a obra “Tempos de luta: histórias do período regencial (1831-1840)”, fruto de um projeto também voltado para o ensino de História e cidadania. Ambos os livros são frutos do projeto pedagógico “Ensino de História e Cidadania: A Construção das Diferenças e a Conquista dos Direitos”, coordenado pela professora Fabiana Macena, e que tem como objetivo desenvolver nos estudantes a reflexão sobre o papel da história na formação da sociedade e do indivíduo.
As professoras informam que o projeto gráfico de “Cartas para Bitita” está a cargo da Paruna Editorial, mesma editora responsável pela diagramação do livro do ano passado. A proposta é que o livro seja disponibilizado tanto de forma digital quanto impressa. A expectativa é imprimir pelo menos 100 exemplares, já que cerca de 90 alunos(as) participaram ativamente da produção da obra. A edição física será entregue aos(às) estudantes como uma forma de valorizar o trabalho e celebrar a conclusão de mais uma etapa educacional.
A professora Fabiana Macena revela que, para garantir a impressão a preços mais acessíveis, a escola fez orçamentos em gráficas de São Paulo e Brasília, e provavelmente optará por uma gráfica de Taguatinga, região administrativa de Brasília, que apresentou a melhor proposta financeira. A professora Fabiana Macena revela que, para garantir a impressão a preços mais acessíveis, a escola fez orçamentos em gráficas de São Paulo e Brasília, e provavelmente optará por uma gráfica de Taguatinga, região administrativa de Brasília, que apresentou a melhor proposta financeira.
Os(as) estudantes envolvidos no projeto expressam grande entusiasmo em ver seu trabalho se transformando em um livro. Além da satisfação de ver suas produções publicadas, a iniciativa oferece aos(às) estudantes uma experiência única de participação no processo criativo e editorial, ampliando seus horizontes e despertando o gosto pela leitura e escrita. A obra também reflete a diversidade de histórias e vivências que permeiam o cotidiano dos(as) jovens, sendo uma oportunidade para dar voz a temas de grande importância social.
Para colaborar com a vaquinha, basta clicar no link a seguir: https://www.vakinha.com.br/5172801
Ou depositar a sua colaboração financeira pelo PIX:
Chave pix: 5172801@vakinha.com.br