Dia Cultural do CEF 01 de Brasília e a culminância de 2023

O Centro de Ensino Fundamental 01 de Brasil (CEF 01 de Brasília) aproveitou o Mês da Consciência Negra para inaugurar um novo projeto: o Dia Cultural. Trata-se do momento da culminância dos trabalhos acadêmicos, desenvolvidos durante o ano letivo, e que tiveram como ponto focal a cultura antirracista. O Dia Cultural foi realizado no dia 29 de novembro.

“Foi pensado para materializar a culminância dos trabalhos desenvolvidos durante o ano letivo. Por isso não foi abordado somente o Dia da Consciência Negra, mas para trazer toda a questão dos valores antirracistas, culturais, sociais etc. Tudo o que foi trabalhado durante o ano letivo. O dia 29 de novembro foi marcado para a apresentação dos trabalhos selecionados, produzidos pelos professores e estudantes, tendo como ponto focal a cultura antirracista”, explica Deborah Orlandini, professora de biologia readaptada e supervisora da escola.

Segundo ela, esse projeto é inédito e faz parte da proposta pedagógica da escola. Com ele, a equipe de professores(as) trabalha os valores, os temas transversais do currículo em todas as disciplinas e, há também, uma parte diversificada: um projeto desenvolvido em parceria com o Ministério Público intitulado “Na Moral”, que também trabalha com o tema dos valores.

Além disso, tem também o objetivo de observar as práticas exitosas que os(as) professores(as) realizam em sala de aula, como, por exemplo, os pequenos projetos feitos nas disciplinas que resultaram no grande projeto apresentado nesse momento de finalização, que é uma mostra de trabalhos feita para mostrar à comunidade escolar o que tem sido feito na escola.

Todas as turmas de 6º, 7º, 8º e 9° Anos participaram e todos(as) os(as) estudantes apresentaram seu trabalho de alguma forma. A escola foi premiada e, no Dia Cultural, contou com o estande do projeto Na Moral, feito em parceria com o Ministério Público do Distrito Federal e Território (MPDFT) e a Secretaria de Estado da Educação (SEE-DF). O Na Moral também mostrou sua culminância.

“Trata-se de uma atividade incluída na Parte Diversificada 3 e desenvolvida, principalmente, pela disciplina educação física. Nesta edição do Dia Cultural, a professora de educação física trabalhou o projeto Na Moral com os(as) estudantes. O Na Moral é um projeto feito pelo MPDFT em parceria com a Secretaria de Estado da Educação do DF e trata dos valores e tem várias missões que os(as) estudantes devem cumprir dentro desse projeto”, explica a professora.

Ela também diz que “uma das coisas interessantes desse projeto é que o tema principal do Na Moral está dentro do conteúdo dos nossos temas transversais, mas ele ficou na Parte Diversificada. Resumindo, o nosso tema do Dia Cultural é a valorização da diversidade, das diferenças, pensar e refletir sobre isso, respeitar. É a questão de a gente trabalhar o bulliyng e entender, conhecer e respeitar. O projeto Na Moral veio somar a esse nosso objetivo. A gente tem uma escola inclusiva e o mais respeitoso para todos”.

Deborah informa que a mostra de trabalhos foi bem-sucedida e está prevista no PPP da escola. “É ação trabalhada durante todo o ano para abordar os valores, os temas transversais, o Currículo em Movimento, e, dentro de cada disciplina e de seus objetivos de ensino– aprendizagem, trabalhar também os temas de transversalidade”.

Nova gestão e nova experiência pedagógica

É a primeira vez que o CEF 01 de Brasília realiza o Dia Cultural. “A gente teve uma mudança de gestão e, com os novos gestores, Maria Carolino e Juliano Crispim, houve uma nova proposta para ser o Projeto Político-Pedagógico da escola e, com isso, inseriu o Dia Cultural no PPP. A partir desta primeira experiência, decidimos ampliar essa mostra para mais dias para dar tempo de a gente mostrar mais trabalhos e ter mais apresentações. Foi a primeira. A gente vai reformular, mas vamos manter o mesmo objetivo de trabalhar os temas transversais e antirracistas em todas as disciplinas com a participação de toda a escola”, afirma Deborah.

A professora diz também que a avaliação geral considerou o evento uma atividade muito boa. “Foi a primeira vez que fizemos um evento dessa envergadura, com a participação de toda a escola e chamando a comunidade escolar para vir prestigiar. A participação foi bem ampla e todos os estudantes participaram. A gente quer agora é ampliar e ter mais dias do Dia Cultural para dar conta de todos os trabalhos. Nesta primeira edição, tivemos de filtrar muito, selecionar bastante, para que tudo coubesse em um único dia. Mas, tudo bem, a gente entende que a aprendizagem ocorre assim: é movimento. A nossa avaliação é que a gente pode melhorar e ampliar, tendo sempre um tema principal como ponto focal do nosso Dia Cultural”.

Ela diz, ainda, que a escola queria mostrar uma parte do trabalho que realiza cotidianamente e, principalmente, colocar o Dia da Consciência Negra como foco. “A gente sempre vai ter um tema principal norteando nossos trabalhos, mas o nosso objetivo é trabalhar os temas transversais e nisso entra, além dos conteúdos antirracistas, a inclusão das pessoas com deficiência, e tudo o que envolve os valores da formação para a cidadania.

Clique no link a seguir e confira o álbum

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.747662560731203&type=3