CEF 504 de Samambaia mostra o Orgulho da Minha Origem, da Minha Cor e da Minha Beleza

Em decorrência ao Dia da Consciência Negra, comemorado em novembro, o Centro de Ensino Fundamental 504 de Samambaia promoveu, no dia 27 de novembro, a culminância do projeto Orgulho da Minha Origem, da Minha Cor e da Minha Beleza. Durante o mês de novembro os(as) professores(as) convidaram os(as) alunos(as) e demais colaboradores(as) da escola, negros e pardos, para serem modelos de um ensaio fotográfico que exaltou a beleza afro.

O ensaio foi feito por Anna Beatryz Felix, aluna do 8º ano, que além de talento mostrou criatividade para encontrar cenários na própria escola e indicar poses para os “modelos”. As fotos foram expostas no pátio do CEF 504, onde estudantes, professores(as), orientadores(as) educacionais e a comunidade escolar puderam apreciar o resultado do projeto.

Debater a consciência negra nas escolas é valorizar a cultura, a história e as contribuições dos povos africanos e afrodescendentes para a formação da sociedade brasileira. O ensino da consciência negra possibilita, também, que os estudantes tenham uma compreensão mais ampla e inclusiva da história do Brasil, promovendo a diversidade e o respeito à pluralidade étnico-racial. Isto contribui para o combate ao racismo, para a promoção da igualdade racial e para a desconstrução de estereótipos e preconceitos.