CEE 01 promove um desfile pelo uso consciente de materiais descartáveis

Nem só de estereótipos físicos vive um desfile de moda. Foi neste contexto que o Centro de Ensino Especial 01 de Santa Maria promoveu o 11º Desfile Fashion, que este ano teve como tema A beleza da diversidade: Copa do Mundo. O projeto reuniu diversos estudantes representando os países que participarão da competição de futebol, apresentaram uma infinidade de culturas, cores e belezas de cada região, tudo pela união do mundo em respeito ao ser humano.

O projeto tem por objetivo evidenciar e valorizar a beleza dos(as) estudantes, e estimular o uso consciente e sustentável de materiais descartáveis, que podem ser transformados em roupas e acessórios capazes de tornar qualquer look fashion. O desfile também foi uma homenagem ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 21 de setembro.

Para a supervisora pedagógica da CEE 01, Erci Gaspar da Silva, o desfile é um momento em que a escola possibilita aos estudantes a possibilidade de serem protagonistas, causando neles emoção e alegria, além de deixar os familiares orgulhosos. “O projeto é importante porque valoriza os estudantes dentro de suas potencialidades e visa promover a inclusão. A inclusão não deve ser vista como um privilégio apenas de pessoas com deficiência ou fora do padrão exigido, ela deve ser entendida como necessidade básica de todo ser humano, pois todos nós necessitamos estar inclusos, ser aceitos, seja em nosso círculo familiar, seja no trabalho e até mesmo nos momentos de lazer”, salienta.