CED Darcy Ribeiro realiza culminância na Semana da Consciência Negra
A cultura e a história afro-brasileiras deram o tom às atividades pedagógicas do Centro Educacional Darcy Ribeiro (CED Darcy Ribeiro) entre os dias 18 e 22 de novembro. Estudantes, professores(as), direção e técnico-administrativos(as) mergulharam nas realizações da Semana da Consciência Negra, cuja culminância ocorreu na sexta-feira (22), com a palestra “Onde mora o seu preconceito?”, do educador popular Amarildo Carvalho de Souza.
Além de cumprir as orientações das Lei nº 10.639/2003, a escola mobilizou sua comunidade com o objetivo de promover a igualdade racial e valorizar as contribuições da população negra. Durante a semana, foram realizadas diversas atividades, como apresentações de trabalhos acadêmicos, oficinas – de leitura, música, Teatro do Oprimido etc. –, palestras, apresentação de filme, karaokê, dentre outras ações. Pela manhã, cada turma apresentou trabalhos sobre o tema, com um cronograma de visitação entre as turmas.
À tarde, professores(as) ministraram oficinas temáticas, com inscrição prévia, além de uma exposição fotográfica intitulada “Negras e Negros na Escola”, sob orientação da professora Letícia.À noite, os alunos realizaram uma degustação de doces típicos de países africanos, após pesquisar, elaborar e produzir os pratos. O evento culminou na sexta-feira, dia 22 de novembro, com uma palestra do historiador Amarildo, que fez um resgate histórico da identidade negra e discutiu dados do DIEESE e CODEPLAN sobre desigualdade racial, destacando contrastes entre contextos nacional e distrital.
“A Semana da Consciência Negra é um projeto que ocorre anualmente na escola há mais de 15 anos. Está presente em nosso Projeto Político-Pedagógico (PPP). O evento é fruto dos trabalhos realizados e dos assuntos debatidos em sala ao longo do ano. O nosso público é composto por alunos (maioria) de baixa renda do Paranoá, Paranoá parque e Itapoã”, informa o professor de matemática, Vinicius Elias da Costa. Ele diz que, como complemento das ações do matutino, houve apresentação musical dos(as) professores(as) e concurso de trança afro para os(as) estudantes.
O CED Darcy Ribeiro do Paranoá oferta do 6º ao 9º Ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental no turno matutino, com estudantes na faixa etária de 11 a 15 anos, e, do 1º ao 3º Ano do Ensino Médio regular nos turnos vespertino e noturno com estudantes de faixa etária dos 15 anos para cima.