CED Vale do Amanhecer debate a importância da democracia

O Centro Educacional Vale do Amanhecer foi a primeira escola a receber o Intervalo Cultural, desta vez para debater a Defesa da Democracia. O objetivo do projeto, que será realizado em várias escolas públicas do Distrito Federal e está presente no calendário de atividades do Sinpro, é mostrar a importância da democracia nas escolas e nos mais variados espaços.

Durante a atividade os(as) estudantes ainda acompanharam a apresentação da Banda Realeza. Para a diretora do Sinpro Letícia Montandon, o Intervalo Cultural é um espaço onde o estudante pode refletir, analisar e debater com outros jovens. “A importância desta atividade é mostrar aos estudantes que a escola é um espaço para debate, reflexão, para que todos possam ter autonomia na construção do seu conhecimento e não um espaço onde o estudante seja privado de mostrar sua manifestação corporal, cultural e de seus pensamentos. A escola é um espaço para diversidade de pensamento e construção de debate sobre o que tem na sociedade”, salienta.

 

Para a diretora do Sinpro Fátima de Almeida, o projeto mostra o quanto a falta de democracia no ambiente escolar e em outros lugares é prejudicial para a formação cidadã. “Queremos levar este colorido para contrapor com movimentos existentes hoje, que infelizmente tolhem e retiram o direito do estudante pensar e se comportar da forma que quer”, analisa Fátima.

A próxima escola a receber o Intervalo Cultural será o Centro de Ensino Médio 02 do Gama, no dia 11 de novembro.