CED Stella dos Cherubins realiza mais uma edição do projeto Anjos Cênicos

Já há mais de 20 anos sendo desenvolvido com êxito no calendário da escola, o projeto interdisciplinar Anjos Cênicos realizou suas apresentações finais do semestre nos dias 25, 27 e 28 de junho no CED Stella dos Cherubins, em Planaltina.

Ele é composto por apresentações teatrais por várias turmas com textos escritos pelo professor Donne Pitalurgh. A proposta é interdisciplinar, partindo de músicas, dança, teatro de sombras, poemas e várias outras linguagens, abordando assuntos sugeridos por disciplinas que vão desde História, Língua Portuguesa e Sociologia, até Espanhol, Matemática e Química. O teatro fortalece a autoestima dos(as) alunos(as) e melhora a comunicação e segurança deles para falar em público. Desde 2003, mais de 10 mil adolescentes já participaram deste projeto na escola.

“Normalmente, a cada ano, elegemos um tema para direcionamento da construção das colagens cênicas, porém, neste ano, a proposta foi realizar no 1⁰ semestre parcerias com as disciplinas de linguagens e humanas e nos trabalhos que ocorrerão no 2⁰ semestre, pretendemos voltar nossos esforços para abordagens que priorizem matemática, física e química”, relata o professor.

De acordo com ele, o projeto surgiu, “em princípio, apenas como tentativa de se criar um grupo permanente de teatro na escola. Com o passar do tempo, foi se adequando às realidades e transformações do ensino público no DF. Com o advento da semestralidade, ganhou o formato com que se apresenta no momento. Isso quer dizer que realizamos uma edição do projeto ao final de cada um dos semestres letivos”, afirma o educador.

A ideia consiste em se trabalhar por meio da linguagem da colagem cênica a construção de exercícios teatrais interdisciplinares diversificados em cada turma envolvida.

Todo o processo de construção é feito quando “no primeiro bimestre, os alunos entram em contato com as oficinas de coro, improvisação, leituras dramáticas, coreografias com tecidos e teatro de sombras. Também é o momento em que são mapeadas as particularidades de cada turma e as parcerias com as demais disciplinas para desenvolvimento dos exercícios cênicos. A partir disso, cria-se um roteiro-base para norteamento das colagens cênicas. Os ensaios de cada exercício específico iniciam-se no segundo bimestre, concomitantemente com a abordagem dos conteúdos de Arte em cada série/turma”, diz Donne.

As colagens cênicas, de maneira geral, giram em torno de 20 a 40 minutos. Neste semestre, o projeto foi desenvolvido com 3 turmas: 2D (27 alunos), 3A (33 alunos) e 3C (34 alunos), todos (as) inseridos (as) nas apresentações, com idades variando entre 14 e 18 anos. Foram sete apresentações, com uma média de público de 150 pessoas por sessão, dentre estudantes, familiares, professores, servidores e ex-alunos(as).

De acordo com Donne, “não existe seleção de alunos para as apresentações. Trabalhamos com todos os integrantes de cada turma. Por isso adotamos a metodologia da colagem cênica, onde os alunos são inseridos no coro, nas coreografias ou no teatro de sombras”.

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