CED 6 de Taguatinga promove Intervalo Cultural no Dia do Estudante
Nada melhor que comemorar uma data especial com muita música e cultura. Foi assim que o Centro Educacional 6 de Taguatinga homenageou os(as) alunos(as) da unidade escolar pelo Dia do Estudante. Parte do projeto pedagógico da escola, o Intervalo Cultural tem contribuído com a formação cultural dos(as) estudantes, além de oferecer um momento descontraído onde alunos(as), professores(as) e artistas convidados(as) se apresentam nos intervalos.
Este ano o projeto deu um enfoque na questão cultural, de modo a tentar trazer o(a) aluno(a) de volta à escola. Segundo o supervisor pedagógico do CED 6, Marçal Ponce Leones, com o Novo Ensino Médio a evasão escolar aumentou. “Ao invés de melhorias na frequência, o Novo Ensino Médio desmotivou alguns alunos. Com a introdução do quesito cultural, conseguimos agregar tanto o interesse pelo ensino como em despertar essa curiosidade pela cultura, fazendo com que o aluno fique na escola”.
Agregado ao Intervalo Cultural, a escola aproveitou a data festiva para premiar os(s) estudantes que participaram dos Jogos Interclasse, realizados no primeiro semestre. “Eu toco no Brazilian Blues Band, uma banda conhecida em Brasília, e sempre que posso faço apresentações para os alunos. Sempre mostro a eles que eu já estive na posição que estão hoje, de espectador, passando para o interesse em trabalhar com a música. Hoje sou professor da rede, mas ainda carrego o amor pela música, experiência que alguns podem ter futuramente. O importante é mostrar que a cultura, associada ao ensino, pode nos levar longe”, ressalta Marçal, que conta com o apoio do diretor Rodrigo de Franco Sousa Filgueira.
Em meio a músicas e apresentações culturais, o projeto tem cumprido o papel de difundir a cultura e de mostrar aos(às) estudantes que existe prazer em estar na escola, em aprender.