CED 416 de Santa Maria realiza, nesta sexta (9), debate sobre violência e estudantes carbonizadas

Nesta sexta-feira (9), a diretoria e os(as) professores(as) do Centro Educacional (CED) 416, em Santa Maria, irão realizar um dia de debate sobre o assassinato das duas adolescentes carbonizadas ocorrido na semana passada. A atividade conta com a participação do Sinpro-DF, por intermédio da Secretaria para Assuntos e Políticas para Mulheres Educadoras (Secretaria de Mulheres).
Haverá também a participação da conselheira tutelar Ana Maria da Mata Soares – que atualmente exerce o segundo mandato. Ela é pedagoga, professora, orientadora educacional e supervisora pedagógica da Secretaria de Estado da Educação (SEEDF) no Gama. E Deusinélia Anício Alcântara Nascimento – conselheira tutelar desde 2010, é  professora de química e vice-pastora da Assembleia de Deus.
A diretoria do Sinpro-DF, por intermédio da Secretaria de Mulheres, considera a atividade de suma importância porque se trata de um crime bárbaro contra duas de nossas estudantes de uma das escolas públicas do DF. Vilmara Carmo, coordenadora da Secretaria de Mulher do Sinpro-DF, considera “a atividade e a participação do sindicato uma forma de alertar a sociedade e, principalmente, a comunidade escolar sobre a necessidade estar atenta à realidade vivida pelos nossos estudantes, sobretudo em regiões de alta vulnerabilidade”.
“Precisamos denunciar o que ocorreu para que esse e outros tipos de crueldade não sejam banalizados”, afirma Goretti Cunha, diretora de Mulheres do sindicato. Ela diz que a iniciativa é também “uma forma de os(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais contribuírem com a tentativa de amenizar o nível de insegurança e vulnerabilidade social em que vive a população de Santa Maria.
CRIME
Os corpos das duas estudantes foram encontrados carbonizados dentro de uma vala, nas proximidades da Chácara 03, no Núcleo Rural Alagados, em Santa Maria, e seguiram para o Instituto de Medicina Legal (IML) da Polícia Civil na segunda-feira (4/9). Familiares identificaram as duas estudantes: Nicolly Santana, 15 anos, e Letícia Ibiapino, 14.
Um chacareiro que andava a cavalo viu os cadáveres e acionou a polícia. O caso foi registrado na 33ª Delegacia de Polícia (Santa Maria). O homem relatou aos policiais que passava pela região, na quinta-feira (1º/9), quando foi atraído por uma grande concentração de urubus nas proximidades. Ele foi verificar o motivo da revoada, temendo que algum de seus animais houvesse morrido, mas se deparou com os dois corpos carbonizados.
O homem explicou que os corpos estavam um sob o outro, em um buraco resultado de erosão e de aproximadamente 3 metros de diâmetro e 1,5 metro de profundidade. Ao lado deles, o chacareiro identificou uma pedra, com peso estimado em 2 quilos, suja de sangue, além de um caderno escolar feminino parcialmente queimado.