CED 104 do Recanto das Emas realiza 4º Festival de Dança

 

O Centro Educacional 104 do Recanto das Emas  (CED 104), que atende a estudantes do Ensino Médio, tornou-se um tablado de dança para a comunidade escolar. O IV Festival de Dança anual da escola ocorreu no dia 29 de novembro, contou com a participação de todos(as) os(as) estudantes e teve como tema a consciência negra.

 

“Um mês antes a gente passa o tema e aí os estudantes elaboram sozinhos a coreografia de cada uma das turmas”, explica Felipe Renier Maranhão Lima, professor de física e diretor da escola.

 

 

A partir do tem da consciência negra, a escola orientou os(as) estudantes a pesquisarem os ritmos afro que têm alguma relação com o povo negro. A partir dessa pesquisa, cada turma escolheu o seu ritmo e o desenvolveu para a apresentação. Havia ritmos como Kuduro, congada, dance hall dentre outros.

 

“A partir dessa pesquisa sobre ritmo e coreografia, eles tinham aula de educação física, artes e outros, como com os professores conselheiros, tudo para focar no desenvolvimento da apresentação coreográfica”, contou o diretor.

 

 

Ele explica que essa atividade curricular faz parte do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola. Ao todo, 38 turmas participaram do projeto. Nas fotos do Sinpro-DF, de autoria do fotógrafo Deva Garcia, aparecem somente as apresentações das 20 turmas do turno matutino, mas o projeto é realizado também pelas turmas do turno vespertino.

 

Felipe diz que os(as) professores(as) atuam apenas na mediação, verificando se o ritmo está correto, dentre outras coisas relacionadas à pesquisa. “A coreografia foi totalmente elaborada pelos meninos e meninas”. Essa é a quarta edição do Festival de Dança.

 

“Esse festival, por si só, tem uma importância muito grande porque tem os aspectos de entrosamento das turmas, além de fomentar o debate sobre os temas escolhidos”, diz o professor.

 

O primeiro festival teve também o tema da consciência negra. Já o segundo, teve como tema o cinema, cuja dança era feita a partir da escolha de uma cena de um filme que tinha coreografia. Os(as) estudantes trouxem cenas de filmes como o Grease, nos temos da brilhantina, As branquelas entre outros, tanto filmes novos como velhos.

 

O terceiro foi sobre os estados brasileiros. No terceiro, os estudantes dançaram as danças típicas dos estados brasileiros. “Agora, nesta quarta edição, voltamos com o tema da consciência negra não só por causa da questão racial, mas também por conta do calendário apertado.

 

Confira o álbum de fotografias no Facebook do Sinpro.