CED 07 da Ceilândia realiza ações alusivas ao Dia da Consciência Negra

Com a temática “Brasil contra o racismo. A luta é de todas nós”, o CED 07 da Ceilândia realizou uma série de atividades na Semana da Consciência Negra, envolvendo professores(as), estudantes e militantes do movimento negro.

“Sabemos que este ainda é um projeto que enfrenta resistências sociais, porque convivemos e nos deparamos todos os dias com atitudes racistas e discriminatórias. No entanto, também percebemos que esse é um tema que a sociedade brasileira precisa se responsabilizar”, afirma a coordenadora do projeto, professora Joana Darc do Carmo Alves.

Ela conta que vive “365 dias na luta, combatendo o racismo e a discriminação, construindo essa agenda com estudantes, com a colaboração de professores de humanas dos turnos matutino e vespertino, estendendo aos auxílios de professores das outras áreas”.

Professora Joana Darc faz questão de ressaltar o apoio da diretora do CED 07, Adriana Barros, que participou da organização para viabilizar o projeto que fechou o último dia com a realização de 15 oficinas e o desfile anual do CED 07, que tem como objetivo reafirmar a autoestima e identidade das pessoas negras.

Entre os participantes das atividades, estão as diretoras do Sinpro-DF Mônica Caldeira e Márcia Gilda, o deputado distrital Max Maciel, a professora Neide Rafael, além de Joyce Marques, Juvenal Araújo, Zene Rainha, Simone Cristal, Adelina Benedita, Renata Parreira, Celeste, Potyra Terena, Sara Benedita, Esdras Aristides, Prethais e apresentações de estudantes do Ensino Regular e EJA interventiva.

“Agradecemos toda a equipe do CED 07, a gestão, professores, estudantes, o time de funcionários da escola. Agradecemos ao Sinpro pelo apoio em comunicação e colaboração com materiais”, diz a professora Joana Darc.