CCBB Brasília recebe exposição de ex-professor da SEEDF

Uma boa pedida de passeio para este feriado da Semana Santa é o Centro Cultural Banco do Brasil. Uma dica é a mostra de arte sonora Extraclasse, do artista Luiz Olivieri. São cinco obras inéditas, uma delas criada em colaboração com alunos do artista, da época em que ele dava aulas na SEEDF.

Para a mostra, Olivieri utilizou materiais presentes no ambiente escolar como carteiras, lousas, projetor e a palavra escrita. A série Extraclasse, obra que empresta o nome para a exposição, é fruto de um exercício proposto a 12 alunos do ensino médio para que escrevessem listas de sons presentes em suas casas por um período de 48 horas. Dessa experiência, surgiram relatos sonoros (paisagens sonoras) que impressionam pela poesia cotidiana. “Este trabalho fala de uma outra relação entre professores e alunos, sobre a criação de redes entre pessoas para se ouvir mais”, ressalta Olivieri.

A mostra está em cartaz na Galeria 4 do CCBB Brasília até o domingo de Páscoa, 17 de abril, com visitação das 9h às 20h30. A classificação é livre para todos os públicos e a entrada é gratuita com retirada de ingressos na Bilheteria do CCBB Brasília.

Essas obras são parte do projeto de doutorado de Olivieri, em Artes, na Universidade de Brasília, com orientação do prof. Dr. e artista Christus Nóbrega. O projeto de Olivieri, busca pontos em comum entre som / palavra-texto e os componentes do sistema educacional brasileiro – o ambiente escolar, alunos, professores e currículos acadêmicos. Cada obra tem uma forma específica de interação com o público.

Luiz Olivieri nasceu em Brasília. Bacharel e Licenciado em Artes Visuais, Mestre e Doutor em Arte Contemporânea pelo PPG-UnB. Artista-pesquisador, trabalhou na educação básica e, atualmente, é professor do curso de licenciatura em Artes da Universidade Federal de Goiás. Investiga os espaços por meio da escuta e da experiência sonora.

Serviço:
Serviço:
Extraclasse
De Luiz Olivieri
Instalações sonoras
Galeria 4 do CCBB Brasília
Visitação | Até 17 de abril
De terça a domingo, das 9h às 20h30
Classificação indicativa | Livre para todos os públicos
Entrada | Gratuita
Ingressos | Na Bilheteria do CCBB
Localização| SCES, Trecho 2, Lote 22, Brasília, DF