Assembleia geral com paralisação, dia 14 de março

Professores(as) e orientadores(as) educacionais da rede pública de ensino do DF iniciam o ano letivo com força total por valorização profissional, com a Campanha Salarial 2023: Reestruturação da Carreira Já!. O tema será debatido em assembleia geral com paralisação, dia 14 de março, às 9h30, no estacionamento da Funarte.

A data também marca os 44 anos do Sinpro DF, o que “fortalece o cenário de luta em defesa da categoria do magistério público do DF e da educação”, avalia a dirigente do Sinpro-DF Luciana Custódio.

Segundo a dirigente sindical reestruturar a carreira do magistério público do DF passa, necessariamente, pela recomposição salarial, e vai além. “São oito anos de congelamento dos nossos salários e perdas financeiras assombrosas. Mas também, com a reestruturação da carreira, garantimos a ampliação de direitos que são para a vida toda e atingem tanto trabalhadores da ativa como aposentados. Por isso, recomposição salarial, isonomia e paridade devem ser princípios da reestruturação da carreira”, afirma.

Para a diretoria colegiada do Sinpro-DF, a eleição do novo governo federal traz expectativas positivas para a garantia de avanços na educação, mas reforça a necessidade de lutar. De acordo com o colegiado, o cenário é mais favorável à educação e à classe trabalhadora de forma geral, mas as conquistas só serão garantidas com unidade e mobilização. “Nossa categoria foi forjada na luta; este sempre foi nosso lugar, e lutar sempre foi imprescindível. Só assim pressionaremos o governo do DF a estabelecer novas práticas”, avalia a diretoria.

Os debates para a reestruturação da carreira do magistério público do DF já vinham sendo feitos com a categoria. No ano passado, o Sinpro-DF realizou assembleias, mutirões nas escolas, reuniões com delegados sindicais, além de plenária para discutir os parâmetros que orientaram esse tema. Há consenso de que um dos desafios centrais dessa reestruturação é a construção de novas tabelas salariais, com base no cumprimento da Meta 17 do PDE (Plano Distrital de Educação), que equipara o vencimento básico, no mínimo, à média da remuneração das demais carreiras de servidores públicos do DF com nível superior.

Ao longo dos anos, a carreira do magistério público do DF garantiu foi estruturada em uma lógica que conta com o salário base superior à somatória de gratificações recebidas. Isso graças à estratégia política da diretoria colegiada do Sinpro-DF, que atua pela incorporação das gratificações ao vencimento, como foi feito com a Tidem e com o auxílio saúde, por exemplo.

A diretoria colegiada do Sinpro-DF ainda ressalta que é essencial a mobilização das escolas, tanto de professores(as) efetivos(as) como aqueles em regime de contratação temporária, bem como aposentados(as), e a participação massiva da categoria do magistério público na assembleia geral do dia 14 de março, por reestruturação da carreira já!.