Campanha pela Escola Pública de Qualidade ganha intensidade nessa semana

PrintDe 24 a 30 de abril, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) realiza a 15ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública. O objetivo é potencializar as discussões acerca dos principais temas da política educacional do Brasil.
Esta edição da campanha tem como tema “Planos de educação como instrumentos da valorização profissional”. Serão realizados debates organizados pelos sindicatos filiados à CNTE nas cinco regiões do país, que abordarão assuntos como o direito à educação, carreira e jornada de trabalho, formação dos profissionais da educação, condições de trabalho e financiamento da educação.
Confira aqui o livreto com da 15ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública.
“Eu quero uma Escola Pública de Qualidade” – Com este mote, o Sinpro-DF lançou uma campanha em março com vistas à valorização da escola pública, englobando uma série de temas que precisam ser debatidos com a sociedade.
“Nossa campanha é ampla e começa pela valorização do profissional de educação – professor e servidor -, passando pelo financiamento da escola pública, pela seleção de professores via concurso público (com redução do quadro de professores temporários), pela discussão de Plano Distrital de Educação e pelo próprio Plano Nacional de Educação (PNE). Essa é também uma exigência da classe trabalhadora, que é atendida pela escola pública e a quer como escola de qualidade”, explicaram os dirigentes do Sindicato.
Por entender que a luta não é só do Sinpro e CNTE, mas sim de todos os sindicatos de trabalhadores e entidades do movimento social, a CUT Brasília está integrada à campanha pela Escola Pública de Qualidade, recomendando que todos os filiados publique em seus meios de comunicação e espalhem nas suas redes sociais os materiais de divulgação da campanha, diz Rodrigo Rodrigues, secretário de Formação da Central e também professor da rede pública do GDF.
Acesse aqui o cartaz e o banner da Campanha.
Concurso de Redação – Já estão abertas as inscrições para o V Concurso de Redação e Desenho do Sinpro, que este ano terá como tema “Escola Pública que eu quero”. As inscrições poderão ser feitas até o dia 31 de julho no site do Sinpro.
O Concurso faz parte da campanha contra a Violência nas Escolas, desenvolvida pelo Sinpro desde 2008, e tem como objetivo levar aos estudantes da rede pública de ensino uma reflexão sobre as causas, consequências e soluções para a violência no ambiente escolar. Este ano os candidatos terão a oportunidade de entrar na campanha de valorização da escola pública no DF.
Poderão se inscrever alunas/os desde o primeiro ano do ensino fundamental ao ensino médio (redação), e os matriculados no 1º, 2º e 3º anos iniciais e EJA 1º segmento (desenho). As redações e os desenhos deverão ser entregues até o dia 23 de maio na própria escola, na sede ou nas subsedes do Sinpro-DF. Os prêmios serão distribuídos para os alunos vencedores e professores indicados pelos estudantes.
Os alunos da educação infantil, de 4 a 5 anos de idade, e os matriculados do 1º ao 3º ano do ensino fundamental expressarão sua opinião por meio de desenho. Já os estudantes do 4º ao 9º do ensino fundamental discutirão a temática na forma de redação.
>>> Clique aqui para conferir Regulamento e a Ficha de Inscrição