Campanha da CUT intensifica luta contra desmonte dos serviços públicos

A campanha “Brasil Forte, em defesa de um serviço público e de qualidade e da valorização dos servidores e das estatais” promete mobilizar o Brasil inteiro contra o congelamento de gastos em setores públicos e o aumento das privatizações. A ação, lançada nessa quinta-feira (17/5), em São Paulo, é uma iniciativa da CUT Nacional e conta com apoio de várias entidades.
O objetivo da ação é promover o debate e a luta contra os retrocessos promovidos pelo governo ilegítimo Temer, com foco na luta pela revogação da Emenda Constitucional 95, que congela por 20 anos investimentos acima da inflação em gastos públicos nas áreas sociais. Com isso, saúde e educação, por exemplo, já estão sendo sucateadas, atingindo em cheio os mais pobres.
“Esta campanha é muito importante para o Brasil. Os ataques que sofremos do governo golpista estão sendo intensificados e a luta contra a PEC da Morte deve seguir firme, pois ela representa prejuízos para toda população brasileira”, afirma a Secretária de Relações do Trabalho da CUT Nacional, Graça Costa.
Segundo o diretor executivo da CUT, Ismael José Cesar, a EC 95, aprovada no final de 2016, está impactando a sociedade num desmonte generalizado, e a situação tende a piorar. Segundo ele, postos de saúde e universidades já estão com falta de estrutura para trabalhar.
“Os postos de saúde estão sem estrutura básica como papel, caneta e luva, e a Universidade de Brasília, considerada de ponta, não tem mais recursos para este ano. A biblioteca já está fechada. E o mesmo está acontecendo em todos os segmentos e regiões do país”, contou ele.
Durante a campanha estão previstas diversas atividades. A Central Única dos Trabalhadores encabeçará plenárias regionais por todo país para discutir com os movimentos sociais, políticos, populares e sociedade em geral sobre o tema. As ações ocorrem em junho e julho, e está prevista uma grande mobilização que será organizada em conjunto.
Fonte: CUT Brasília, com CUT Nacional