Câmara Legislativa homenageia a professora Holanda Lopes

A professora Maria Holanda Lopes de Carvalho, histórica militante do movimento docente no Distrito Federal e ex-diretora Sinpro-DF, é uma das homenageadas da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), nesta sexta-feira (3), na solenidade de comemoração dos 64 anos de Taguatinga.

O autor do pedido é o Professor Reginaldo Veras (PV). Serão entregues Moções de Louvor a várias pessoas que fizeram ou fazem parte de diversas narrativas cotidianas importantes da cidade, como, por exemplo, o ex-deputado distrital e mímico Miqueias Paz e a professora Holanda, como é mais conhecida e, carinhosamente, chamada na categoria. 

“São pessoas comuns, heróis disfarçados, que ajudam a contar e a recontar a história de Taguatinga por meio de seus saberes, ofícios, arte e, acima de tudo, por meio do seu amor pela cidade”, diz a nota no site do deputado.

Cidadã Honorária de Brasília

Em agosto de 2013, a professora Holanda foi homenageada pela CLDF com o título de Cidadã Honorária de Brasília. Na ocasião, a diretoria colegiada do Sinpro enalteceu a luta e os preciosos préstimos dela, que hoje é aposentada da Secretaria de Estado da Educação, sempre pautados pela resistência intransigente à ditadura militar e por uma luta militante pelo ensino público, gratuito, laico, inclusivo, libertário e de qualidade socialmente referenciada.

Na época, assim como agora, a diretoria do Sinpro também reafirma a importância da professora Holanda para o sindicato e para a categoria, tanto durante o período em que foi diretora quanto atualmente por se manter presente nas lutas sindical. Em nome do magistério público do Distrito Federal , o Sinpro, mais uma vez, parabeniza a professora Holanda.

 

PHOTO-2022-06-02-16-29-43.jpg

 

Em 2020, na semana do Dia do Professor, o site do Sinpro-DF entrevistou a professora Holanda. Confira:  Dia do Professor: educadora do DF celebra 51 anos de profissão e pede mais valorização para categoria