Câmara cancela apresentação de relatório da Previdência desta 5ª feira

Relator iria apresentar voto complementar

A Câmara dos Deputados cancelou a reunião da Comissão Especial que analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 06/2019, da reforma da Previdência, agendada para esta quinta-feira (27). O relator do texto, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), iria apresentar a nova versão da proposta, às 9h.

Com a decisão, o cronograma do principal projeto econômico do governo Jair Bolsonaro (PSL) tramitando no Congresso Nacional sofre mais um revés e a votação no plenário, se nada mudar, deve ocorrer no segundo semestre.

Os líderes do centrão, grupo que reúne partidos como PTB, PP, Solidariedade, PSDC, MDB e PR, que juntos formam maioria na Câmara, trabalharam para impedir que Moreira apresentasse as mudanças em seu substitutivo esta semana porque ainda querem fazer mudanças no texto. Entre as mudanças que o centrão quer colocar no texto estão regras menos duras nos critérios de aposentadoria para professores, uma das categorias mais afetadas pela reforma, e também para os próprios parlamentares.

Deputados do PSL, partido do presidente, também são responsáveis pelo adiamento. Eles querem colocar no texto regras que beneficiem profissionais de segurança pública, onde o partido tem muitos eleitores.

Com o adiamento, a leitura e a votação do relatório ficaram para a próxima semana, provavelmente na terça-feira (2).

O governo pretendia votar a matéria no plenário da Câmara ainda no início de julho, antes do recesso parlamentar, que começa no dia 18.

​Nessa quinta-feira (26), a comissão especial encerrou a discussão do relatório após 4 dias de debates.

Fonte: CUT Brasil