Brasília vai sediar a Marcha Mundial do Clima

No dia 9 de novembro Brasília vai sediar a Marcha Mundial do Clima. Com o apoio do Sinpro, o encontro, que acontecerá na Esplanada dos Ministérios, será realizado simultaneamente em mais de 100 países para chamar a atenção à grave ameaça que representa as mudanças climáticas. Um dos objetivos da marcha é pressionar os chefes de estado de todo o mundo, que estarão reunidos na Conferência de Clima da ONU do dia 7 a 18 de novembro, no Marrocos, a tomarem medidas efetivas e concretas que garantam o equilíbrio climático.
Após a abertura oficial da Marcha um grupo descerá em passeata pela Esplanada e entregará ao governo ilegítimo de Michel Temer um manifesto com as reivindicações para o Brasil. Outro manifesto será entregue à comunidade internacional através da embaixada dos Estados Unidos.
O modelo econômico atual tem dirigido o mundo em uma crise social sem precedentes. Com base no excesso de produção e consumo excessivo, este sistema econômico é diretamente responsável pela mudança climática, que ameaça a integridade dos ecossistemas e a sobrevivência das populações. O ano de 2015 foi fundamentalmente marcado tanto pelo Acordo de Paris sobre as alterações climáticas, bem como pela adoção de 17 novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), pela ONU.
As consequências brutais e extremas das mudanças climáticas agravam-se em todo o mundo. Entre os exemplos podemos destacar a degradação do meio ambiente e dos recursos naturais, insegurança alimentar, escassez de água, aumento dos níveis de pobreza, graves riscos para a saúde pública e ondas maciças de migração ligadas ao clima, milhões de mortes ao ano.
Não deixe de participar!