Brasília comemora o centenário de sua Pedra Fundamental

Além do bicentenário da proclamação da Independência, a Capital Federal também comemora neste 7 de setembro de 2022 o centenário da Pedra Fundamental de Brasília.

Na comemoração do centenário da Independência, em 7 de setembro de 1922, ao meio-dia, o presidente dos Estados Unidos do Brasil, Epitácio Pessoa, fez assentar a pedra fundamental da futura capital do país a 10 km de Planaltina. Baseada no sonho de Dom Bosco, a pedra fundamental caracterizaria o ponto central do Brasil, “entre os paralelos 15 e 20 graus.” O decreto para o assentamento da pedra fundamental foi assinado por Epitácio Pessoa em janeiro de 1922.

A Pedra Fundamental de Brasília é em formato de obelisco piramidal de base quadrada com 3,75 m de altura, a contar das fundações. As suas faces estão orientadas pelos pontos cardeais. A Placa comemorativa está situada na face oeste.

A pedra foi assentada no ponto mais elevado do Morro do Centenário, o que proporciona uma visão da área em todas as direções.

Também neste 7 de setembro acontece o IX Passeio Ciclístico CED Stella. Neste ano, o passeio, que já se tornou símbolo do CED Stella e da cidade, sai da escola rumo à Pedra Fundamental, onde haverá a abertura de uma cápsula do tempo.