Brasília agora tem Armazém do Campo

A população do Distrito Federal já conta com um Armazém do Campo, rede de lojas criada pelo Movimento Sem Terra (MST) e que hoje está instalada em todas as regiões do país. Desde o dia 10 de setembro a loja, localizada na CLN 115, bloco B, loja 63, disponibiliza produtos da reforma agrária, que vão desde o suco Monte Vêneto, cachaça artesanal Lula Livre, café Guaií e o arroz Terra Livre.

A rede foi criada em 2016, tornando-se referência para quem busca alimento saudável e acesso a outras expressões culturais da reforma agrária, e hoje conta com 25 lojas físicas e 39 pontos de comercialização espalhados por 13 estados, com pedidos via delivery e encomendas. A capital federal já contava com produtos da reforma agrária em bancas espalhadas por diversas feiras do DF, dentre elas a Feira da Ponta Norte (CLN 216), e agora disponibiliza tudo em uma loja física.

Para a dirigente nacional do MST Sandra Cantanhede, o MST foi amadurecendo suas ferramentas de comercialização com o objetivo de conseguir oferecer a loja física do Armazém neste momento.  “Portanto, o Armazém do Campo DF é fruto da luta pela terra e da organização da nossa produção, as quais foram desenvolvidas pelo MST ao longo de sua trajetória no estado”, explica Sandra, complementando que o Armazém é uma referência para quem busca alimentos produzidos nos acampamentos, assentamentos e cooperativas do MST espalhados pelo Brasil”, explica Sandra Cantanhede, da direção nacional do MST. “Para nós, se alimentar é um ato político, por isto que o Armazém também será um espaço para avançarmos na construção da Reforma Agrária Popular e no combate ao agronegócio e ao fascismo”.

Atualmente, o Movimento Sem Terra conta com 1.900 associações, 160 cooperativas e 120 agroindústrias, além de mais de 450 mil famílias assentadas em todo país. Durante a pandemia, a partir da produção de seus territórios, o MST doou mais de 7 mil toneladas de alimentos e 2 milhões de marmitas solidárias.

O Armazém DF está aberto de terça à sábado, entre 10h e 19h.

Banca do Armazém DF na Feira da Ponta Norte. Foto: MST-DFE


Loja Armazém do Campo DF. Foto_MST-DFE

Serviço – Armazém do Campo DF

Local: CLN 115, bloco B, loja 63

Funcionamento: De terça à sábado, entre 10h e 19h

Com informações do site do MST