Brasília 63 anos

Brasília completa 63 anos. Nós nos orgulhamos de viver aqui e de atuar nesta jovem cidade, lutando sempre para que ela seja a melhor versão dela mesma.

Acreditamos que a cidade também se orgulha de nós, professoras, professores, orientadoras e orientadores educacionais, que dedicamos nossa vida à educação. Lutamos para defender a escola pública, para defender nossos estudantes, nossos colegas, nossa dignidade. Nunca fugimos dos desafios e sabemos que estamos à altura deles.

Brasília é uma cidade erguida em meio ao cerrado, no planalto central do Brasil, para ser a capital federal, e acabou se tornando muito mais do que isso. A arte de Niemeyer e Lúcio Costa; o sangue, o suor e as lágrimas de operários que vieram de todos os cantos do país para construí-la; uma miscelânea de sotaques e tradições; a cidade do rock e do chorinho. Patrimônio Cultural da Humanidade, patrimônio de todos os brasileiros e brasileiras.

Nós somos um patrimônio desta cidade, nós que, desde antes da fundação dela, já trabalhávamos para educar quem aqui chegava, que construímos a democracia na gestão das escolas, que alcançamos os padrões mais altos da educação no país.

Nós, que hoje enfrentamos a dura realidade imposta por um governo que não nos valoriza, que nos oferece 6% de reajuste – depois de 8 anos de congelamento salarial -, quando, a si mesmo, dá 25%. Nós lutamos por nós e por aqueles e aquelas que virão depois de nós. Nós lutamos pelos nossos estudantes e pelas famílias deles. Nós lutamos para ter uma carreira que nos garanta a oportunidade de construir uma Brasília cada vez melhor. Porque somos parte fundamental dela.

Feliz aniversário Brasília!

MATÉRIA EM LIBRAS