Boas vindas aos e às profissionais recém contratados(as) pela SEEDF

Esta quarta-feira 15 de dezembro foi um dia muito especial e com gostinho de alegria e vitórias para 337 pessoas muito especiais. Hoje ocorreu a posse dos (e das) 337 professores(as) remanescentes da lista da SEEDF, que compareceram à Secretaria de Educação para a cerimônia. Desses 337, aproximadamente 100 aproveitaram a ocasião para se filiarem ao Sinpro.

Durante a cerimônia, os empossados(as) ouviram as palavras dos titulares da secretaria distrital de educação e também a mensagem de dois diretores/professores do Sinpro.

Vanilce Diniz deu boas vindas, lembrou de quando ela mesma viveu a alegria e a emoção do momento da posse. Também lembrou que somos todos professores da Secretaria de Educação, todos com o mesmo objetivo. Por isso, o sindicato vai sempre liderar as lutas da categoria por melhores condições de trabalho e remuneração, daí a importância da sindicalização para fortalecer as lutas.

A posse desses 337 professores e professoras é simbólica de uma série de lutas e conquistas do Sinpro em meio a governos (federal e distrital) comprometidos com um projeto de destruição do serviço público e da carreira do servidor público, que se concretizam em desmontes tais como a PEC23, a PEC 32 e a EC 95.

Como lembra o diretor Jairo Mendonça: “A efetivação desses profissionais é um momento de alegrias e vitórias, pois zera o cadastro reserva do último concurso e fortalece a carreira do magistério publico do DF. Essa é uma luta permanente da diretoria colegiada do Sinpro, que sempre defendeu a contratação de professores concursados para as vagas efetivas. Isso certamente vai impactar para melhor a qualidade da educação oferecida por funcionários públicos que passaram pelo crivo de um concurso público para assumir os cargos.”

O diretor Luciano Custódio complementa a fala de Jairo, ao lembrar que “O ensino oferecido por uma educação pública com qualidade socialmente referenciada, inclusiva, plural, laica e continuada tem sua excelência garantida por professores efetivos, pois com eles existe um compromisso e conexão maiores com a escola, e assim seu trabalho pedagógico é beneficiado pela sua permanência junto aos estudantes e ao corpo docente.”

E o diretor Samuel Fernandes, ao afirmar que a posse desses professores é muito importante, recorda que ainda temos milhares de vacâncias na Rede Pública de Ensino que devem ser ocupadas por professores concursados. “Esperamos que o governo divulgue logo o próximo edital para que as vagas de abertura de turmas, aposentadorias, falecimentos e exonerações sejam ocupadas por professores concursados!”

Por todos esses motivos, a diretoria colegiada do Sinpro está muito feliz e orgulhosa de dar as boas vindas a todos e todas.

E, aos 237 que ainda não se filiaram: podem vir! A luta dá trabalho, mas a vitória final vem com muita felicidade e energia. Igual à que vocês estão sentindo agora.

Bem-vindos! Bem-vindas!

MATÉRIA EM LIBRAS